O poema “Ménon”, de José Miguel Fuschini de Abreu, foi o vencedor da XXIII edição do Concurso de Poesia Agostinho Gomes cuja cerimónia de entrega de prémios decorreu na passada sexta-feira na sala polivalente da biblioteca municipal Ferreira de Castro.
A edição deste ano admitiu 500 poesias, inéditas e escritas em língua portuguesa, das quais o júri decidiu premiar o trabalho poético de José Miguel Fuschini de Abreu, natural de Grândola.
O segundo lugar foi assegurado pelo poema “Creta”, de Pedro Manuel Martins Baptista, natural de Coimbra. A terceira poesia premiada, da autoria de Alberto Carlos de Jesus Pereira, foi “A criança que semeava quadros de Chagall”.
O Prémio Revelação Juvenil distinguiu a jovem oliveirense natural de Macinhata da Seixa Sofia Garcia de Pinho e Guimarães com o poema “Não preciso que me digas o que é o amor”.
Sob a atenção do público, a cerimónia de entrega de prémios teve a presença da vereadora Ana Filipa Oliveira e constituiu-se numa noite de cultura, dedicada às letras e à criatividade dos autores vencedores. Outro dos momentos altos da noite foi o recital “Retrato do Poeta”, um momento que estende as mãos ao pensamento e à poesia de José Saramago sobre o mundo em que viveu e aquele que há de vir.
A partir de uma extensa recolha de textos e poemas possíveis, Marco Oliveira desenvolveu um caminho musical seguindo o rasto das palavras deixadas pelo escritor na sua imensa obra.