João Paulo Passareiro Coelho, de Évora, foi o grande vencedor, com o trabalho Âmbar, da a 25ª Edição do Concurso de Poesia Agostinho Gomes, que visa homenagear o poeta cucujanense e, simultaneamente, estimular a escrita de originais de poesia. A entrega dos prémios decorreu no dia 25 de outubro na Biblioteca Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis. Daniel Filipe da Silva Santos, da Maia, arrecadou o prémio de revelação juvenil.
A edição que celebrou os 25 anos (bodas de prata) de homenagem ao poeta Agostinho Gomes contou com a participação de 666 concorrentes, 635 na Categoria Geral e 31 na categoria Revelação Juvenil, de autores oriundos de vários países, designadamente, Brasil, Holanda, Suíça, Espanha, Inglaterra, Alemanha entre outros.
O júri do concurso foi composto por José Carlos Soares, Luís Aguiar, Filipa Pinho, Susana Fonseca e Luís Silva. A entrega de prémios contou com a participação do Vereador Dr. Rui Luzes Cabral, Susana Fonseca, como representante do júri e da Junta de Freguesia da Vila de Cucujães e Vítor Paiva, representante do NAC. A apresentação e declamação das obras esteve a cargo de Vítor Gomes (ator/marionetista das Marionetas do Porto). O momento de encerramento da 25ª Edição do Prémio de Poesia Agostinho Gomes ficou a cargo de António Vilhena com a peça “Dizer os Poetas”.
Momento importante
Durante a cerimónia de entrega de prémios, Rui Luzes Cabral, vereador com a pasta da Cultura na Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, sublinhou que “25 anos de um concurso de poesia é de facto muito importante. Tem sido um trabalho que temos feito, que tem dado frutos positivos a vários níveis”.
“A poesia é um momento de paragem, de reflexão, de libertação, de realização pessoal de todas aquelas pessoas que gostam de escrever”, acrescentou
Vítor Paiva, representante do Núcleo de Atletismo de Cucujães, confessou que há 25 anos a organização estava “longe de imaginar a dimensão que este concurso iria atingir, em números de participante para além das nossas fronteiras”.
—
VENCEDORES
1.º Lugar
Título: Âmbar
Nome: João Paulo Passareiro Coelho
Pseudónimo: Jorge Mendes
Local: Évora
2.º Lugar
Título: Olaria do poema
Nome: António Manuel de Melo Breda Carvalho
Pseudónimo: Oleiro
Local: Mealhada
3.º Lugar
Título: (centro comercial)
Nome: Sebastião Manuel Tavares da Silva Alves
Pseudónimo: Dubsar
Local: Nine, Lisboa
Prémio Revelação Juvenil
Título: Futuro e Passado são quadros
Nome: Daniel Filipe da Silva Santos
Pseudónimo: Filipe Silvestre
Local: Milheirós, Maia