O PSD confirmou em comunicado aquilo que o azeméis.net já tinha avançado: Pedro Marques, de 54 anos (concorrerá quando tiver 55), é o candidato social-democrata à Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis nas próximas eleições autárquicas. O atual presidente da concelhia social-democrata Pedro Marques sempre disse que avançaria caso não encontrasse melhor solução. Foi isso que aconteceu. Avança com uma candidatura cuja grande prioridade passam por valorizar as freguesias.
Para os social-democratas, Pedro Marques reúne “uma trajetória profissional e académica ímpar, com experiência e conhecimento dos problemas e ambições dos munícipes, adquiridos tanto com a sua vivência quotidiana no município quanto aquando da sua passagem como vereador pela Câmara de Oliveira de Azeméis — onde coordenou pelouros estratégicos como Finanças, Recursos Humanos, Turismo, Desporto e Património e onde se destacou na implementação de projetos inovadores”.
“Capacidade comprovada de gestão de projetos”
A concelhia de Oliveira de Azeméis do PSD reconhece-lhe assim “uma capacidade comprovada de gestão de projetos” e um “conhecimento profundo da gestão municipal”, defendendo que o seu “perfil de liderança” está “preparado para projetar e transformar Oliveira de Azeméis num concelho de referência e num exemplo de qualidade de vida, tanto a nível nacional como internacional”.
Nascido em julho de 1970 e formado em Direito pela Universidade Lusíada, Pedro Marques tem pós-graduações na área do Desporto e cursos paralelos em domínios como Mediação de Conflitos e Finanças Púbicas Locais.
Trabalhando também como consultor jurídico e fiscal, é especializado em Direito Público e atua em áreas como Administração, Urbanismo, Ordenamento do Território e Contratação Pública, tendo acumulado “vasta experiência em contencioso administrativo e licenciamento”.
Depois de ter integrado os conselhos de Disciplina da Associação de Futebol do Porto e da Federação Portuguesa de Ciclismo, atualmente é membro do conselho jurisdicional da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e “analista jurídico de um canal televisivo de desporto”.
Além de Pedro Marques, até ao momento só Manuel Almeida, do Chega, formalizou a sua candidatura às eleições a realizar em setembro ou outubro de 2025.