Um grupo de paroquianos de Pindelo avançou com uma homenagem ao Padre Elias, que faleceu há nove anos (31 de agosto de 2013). O objetivo prende-se em perpetuar o legado deixado pelo pároco, pelo benemérito e pelo amigo de Pindelo e dos pindelenses. Foram 54 anos de dedicação à freguesia e além de orientador espiritual da paróquia, o Padre Elias deu grande contributo para o progresso da freguesia, ajudando a desbloquear situações que levaram a que a freguesia evoluísse.
No início, um dos elementos do grupo gostaria de perpetuar a figura com a elaboração de um busto em bronze, mas a homenagem foi feita numa lápide, exposta à entrada da Igreja de Pindelo, onde se elogia o homem, tal como ler na imagem que ilustra este artigo.
A União de Freguesias de Nogueira do Cravo e Pindelo, liderada por Gaspar Almeida, enalteceu, em comunicado publicado nas redes sociais, os promotores desta homenagem. “Além de tratar-se de um justíssimo reconhecimento ao senhor Padre Elias, demonstra também que a comunidade pindelense reconhece e valoriza quem trabalha para o bem da comunidade”, pode-se ler.