O padre Artur Bastos, de 84 anos, assumiu, oficialmente a 21 de setembro com a passagem de testemunho pública, o cargo de administrador paroquial de São Martinho da Gândara, após nomeação do Bispo do Porto, D. Manuel Linda, em julho último. Ocupa o lugar deixado vago pelo Padre Domingos de Almeida que aos 92 anos pediu dispensa de funções devido a problemas de saúde, após 64 anos paroquiais e 69 anos sacerdotais.
A nomeação do Padre Artur Bastos é encarada com alguma surpresa, uma vez que acontece pouco mais de sete meses depois após a saída, a seu pedido, da Igreja de Cucujães, paróquia que serviu durante mais de 25 anos. Em declarações ao nosso jornal em outubro de 2023, o pároco anunciava o final da sua atividade de pároco no final de 2024, mas acabou por passar o testemunho ao padre Ricardo Marques apenas em fevereiro de 2025.
Apesar do ansiado descanso, o padre Manuel Bastos aceitou, aos 84 anos, o desafio lançado pelo Bispo D. Manuel Linda por uma única razão. “Houve dificuldade em encontrar uma solução de sucessão para a paróquia de São Martinho da Gândara, e caso não aceitasse o desafio proposto pelo Bispo do Porto, a paróquia de São Martinho da Gândara corria o risco de ficar no vazio. E assim aceitei em dar a minha ajuda”, afirma o pároco ao azeméis.net.