A 3 de janeiro de 2025, o médico natural de Oliveira de Azeméis Bernardo Mateiro Gomes assumiu a presidência da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública (ANMSP), sucedendo a Gustavo Tato Borges. A cerimónia decorreu na Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos e contou com a presença de profissionais de saúde, representantes institucionais e demais convidados.
Na tomada de posse, Bernardo Mateiro Gomes destacou “a importância de reforçar o papel dos médicos de saúde pública na sociedade portuguesa, particularmente num período marcado por desafios crescentes na prevenção e gestão de problemas de saúde coletiva”.
O novo líder da associação dos médicos de saúde pública sublinhou ainda o compromisso da ANMSP “em promover a valorização da carreira médica, a formação contínua e a implementação de políticas de saúde pública baseadas em evidência científica”. Defende também a construção de consensos com outras especialidades e organizações para melhorar o SNS e as políticas de saúde pública.
A nova equipa assinala o início de uma nova etapa para a ANMSP, com foco na inovação, no fortalecimento das redes de cooperação e na promoção de uma visão integrada e sustentável para os desafios da saúde pública no país.
Quem é Bernardo Mateiro Gomes
Bernardo Luís Mateiro Gomes, natural do concelho de Oliveira de Azeméis, completou o Mestrado Integrado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em 2009. Concluiu a Formação Específica em Saúde Pública, tendo pós-graduações em Medicina do Trabalho e Medicina do Viajante. No seu currículo, constam ainda cursos na área da epidemiologia das doenças transmissíveis e estatística, assim como várias publicações na área de saúde pública. Trabalha no Agrupamento de Centros de Saúde de Entre Douro e Vouga I e colabora com os níveis regional e nacional de Saúde Pública.
Atualmente, trabalha também na área da tuberculose prisional. É docente convidado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e palestrante habitual nas áreas da epidemiologia de campo, epidemiologia de doenças transmissíveis e planeamento.
Escreve regularmente na rede social Twitter sobre temáticas da saúde, publicando igualmente, com alguma frequência, artigos em revistas digitais e jornais de circulação nacional, nomeadamente em colaboração com profissionais de outras áreas.
Destacou-se durante a pandemia provocado pelo vírus Covid-19, assumindo consultorias nessa área, sendo presença regular na esfera mediática, nos canais de televisão e jornais nacionais, com explicações sobre a temática.