No final da última semana foi anunciado que projeto da expansão do edifício da Steelform, uma empresa especializada na produção de moldes metálicos, foi nomeado para o prémio Archdaily Building of the Year, na categoria “Industrial Architecture”, cuja primeira fase primeira fase de votação decorre até ao próximo dia 10 de fevereiro.
Ao Azeméis.Net, o arquiteto José António Lopes da Costa, natural da Gandarinha – Cucujães, que lidera a equipa do atelier de arquitetura Lopes da Costa, responsável pelo projeto em questão, revela a satisfação da equipa por esta nomeação. “A nomeação para um prémio como o Archdaily Building of the Year é sempre prestigiante pois trata-se de uma das mais importantes plataformas de divulgação de arquitetura on-line do mundo. O facto do projeto Steelform Factory Building, ter sido o único projeto português nomeado na categoria “Industrial Architecture”, encheu-nos de satisfação mas também de surpresa”, afirma.
Esta nomeação torna-se ainda mais saborosa e especial na medida em que houve algumas dificuldades que tiveram de ser superadas. “O projeto foi construído num terreno muito difícil, acidentado e exíguo, o que se tornou ainda mais desafiante. A escolha dos materiais, como o betão aparente, o ritmo vertical dos perfis em alumínio e a forma curva do edifício administrativo, imprimindo ao projeto uma forte componente plástica, procuraram através da sua linguagem, transmitir um conceito em sintonia com a imagem de contemporaneidade e dinamismo da empresa”, conclui o arquiteto José António Lopes da Costa.