A nova avenida no centro da cidade, construída no âmbito da construção do novo supermercado Mercadona, e que já se encontra aberta ao trânsito, irá ser designada por Avenida da Liberdade. A proposta foi feita pela comissão de toponímia e aprovada na última reunião de Câmara Municipal.
O nome proposto surge pelo facto do ano de 2024 ser marcado “pelas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, e por não haver ainda nenhuma avenida com este nome na cidade”, revelou o presidente da autarquia, Joaquim Jorge.
Havia mais dois nomes possíveis em cima da mesa para atribuir à nova via no centro da cidade, apurou o azeméis.net, e que foram discutidos pela comissão de toponímia: Avenida Correio de Azeméis e Avenida Dr. Eugénio Marques Ferreira de Alegria.
“Não descurando importância do Dr. Eugénio Marques Ferreira Alegria para este local, houve um entendimento que neste momento este topónimo não teria lugar a atribuição para este local, sendo que no ano em que se celebram os 50 anos do 25 de Abril e dado o centenário do Correio de Azeméis e o seu peso institucional para o concelho, faria todo o sentido valorizar estes aspetos no novo espaço. Ficou ressalvado que o topónimo “Dr. Eugénio Ferreira Alegria” ficaria em lista para ser acrescentado à toponímia da freguesia num futuro breve”, considera a comissão de toponímia.
O largo onde se encontra a agora famosa rotunda inclinada passará a ser dominado Largo Correio de Azeméis, e o espaço será decorado, no futuro, com uma escultura de Paulo Neves alusiva às comemorações do centenário do jornal oliveirense.
Melhor fluidez de trânsito
A abertura da nova via no centro aconteceu no final de junho, fazendo a ligação do centro da cidade à zona industrial. Este novo acesso “permite melhorar significativamente a fluidez do trânsito no centro e proporcionar maior comodidade aos automobilistas e peões”, sublinha a autarquia em comunicado.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, “esta via é de extrema importância, pois vai facilitar imenso a mobilidade urbana, evitando a concentração de automóveis que se verifica diariamente, em especial, ao final do dia”. A nova avenida provocou alterações substanciais nos sentidos de outras vias envolventes [ver caixa].
—
Alterações de trânsito
- Alteração do sentido de trânsito na Av. Ernesto Pinto Basto, no troço compreendido entre a Rua 12 de Dezembro e a Rua Bombeiros Voluntários, para sentido único Norte – Sul, com obrigação de utilizar a nova rotunda para se dirigir a qualquer outra das vias adjacentes;
- Alteração da Rua dos Bombeiros Voluntários de Nascente para o sentido Poente – Nascente;
- Alteração do sentido de trânsito na Rua Manuel José da Silva, no troço compreendido entre a Rua Bombeiros Voluntários e a Rua José Alexandre Simões Oliveira, para sentido único Sul – Norte, com obrigatoriedade de quem vem de poente, virar à esquerda;
- Alteração do sentido na Rua José Alexandre Simões Oliveira, no troço compreendido entre a Rua Manuel José da Silva e a Rua Dr. Ângelo Marques Pinheiro, para sentido único Sul – Norte;
- Permissão de circulação de viaturas de transporte de mercadorias superiores a 3,5 t na nova via, até à rotunda sita no entroncamento entre este e a Rua Dr. Ângelo Marques Pinheiro;
- Proibição de circulação no sentido contrário na Rua 12 de Dezembro em qualquer dos seus ramos;
- Prioridade na Rua dos Bombeiros Voluntários, em relação à Rua Padre Joaquim Ferreira Salgueiro.