Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024
Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024

Moradores do Pinheiro da Bemposta pedem uma nova rotunda. IP defende a construção… de duas

> A empresa Infraestruturas de Portugal não aprovou a construção de uma rotunda no Largo do Cavaco, mas defende a necessidade de duas rotundas em nome da segurança rodoviária. Semáforos do restaurante Pinheirense podem ser eliminados
Os habitantes do Pinheiro da Bemposta exigem uma rotunda no Largo do Cavaco para substituir os atuais semáforos.
Os habitantes do Pinheiro da Bemposta exigem uma rotunda no Largo do Cavaco para substituir os atuais semáforos.

A Infraestruturas de Portugal (IP) defendeu no início do mês de agosto, a propósito de uma petição em que mais de 1.100 habitantes do Pinheiro da Bemposta pediram a substituição de semáforos, no lugar do Cavaco, no Pinheiro da Bemposta, por uma rotunda, que a única alternativa é criação de… “duas rotundas”.

O azeméis.net deu destaque a esta petição na sua versão online e também na última edição do jornal impresso. Em causa está a sinalização luminosa do Largo do Cavaco, entre o quilómetro 257 e o 258 do IC2, nas imediações do terreno para onde está projetado a construção da nova superfície comercial do grupo Sonae, e afirma: “É incompreensível para a população a não aprovação pela IP da construção da rotunda neste local, o que revela o desconhecimento da empresa [pública] relativamente à nossa realidade, ao não reconhecer um problema evidente para todos”.

Publicidade

O tema foi desenvolvido pela agência Lusa que questionou a Infraestruturas de Portugal sobre o processo. A entidade pública responsável pelas estradas portuguesas, começou por referir, por escrito, que “o sistema semafórico existente no cruzamento da EN1/IC2, ao quilómetro 257,730, garante os níveis de segurança rodoviária adequados à gestão do tráfego da intersecção”.

Quanto à rotunda reivindicada como alternativa por moradores, União de Freguesias do Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz, e com a concordância da câmara municipal de Oliveira de Azeméis, a IP afirma depois que a sua construção “apenas poderia ser justificada no âmbito de um processo de integração urbana do troço da Estrada Nacional, que abrange também os cruzamentos aos quilómetros 258,200 e 259,300, de modo a implementar medidas de acalmia de tráfego e a redução efetiva das velocidades praticadas”.

Os pinheirense evidenciaram publicamente o seu protesto.

Após pedidos de esclarecimentos adicionais pela agência Lusa, fonte da IP indicou que, a substituírem-se os semáforos, a alternativa teria que passar não por uma, mas sim por “duas rotundas”, já que eventuais alterações na zona terão que ter em conta o efeito da mudança também nos outros cruzamentos da zona.

Para Susana Mortágua, presidente da União de Freguesias do Pinheiro da Bemposta, este é “o típico estilo de resposta da IP, que não diz nada útil nem apresenta soluções”. Ao azeméis.net a autarca diz que esta é a primeira vez que a IP avança com a possibilidade de construção de duas rotundas. “Até ao momento nunca nos tinha sido comunicada esta possibilidade”, refere.

A resposta dada pela entidade pública Infraestruturas de Portugal não é, no entanto, totalmente satisfatória para a freguesia do Pinheiro da Bemposta. A autarca diz concordar com a construção da rotunda, mas defende que pode-se pensar primeiramente e de forma imediata na rotunda do Largo do Cavaco. 

“Até ao momento nunca nos tinha sido comunicada esta possibilidade”

Susana Mortágua, presidente da UF do Pinheiro da Bemposta, sobre a construção de duas rotundas no Pinheiro da Bemposta

Rotunda perto no restaurante Pinheirense

Na verdade, a ideia de construção no Largo do Cavaco é que é a novidade nas possíveis mexidas do IC2 na zona do Pinheiro da Bemposta. No passado, já foi sugerido pela classe política a construção de uma rotunda para substituir os semáforos perto do conhecido restaurante Pinheirense.

Esta mesma rotunda chegou a ser sugerida para constar no planeamento de melhorias a serem feitas no IC2 na zona do Pinheiro da Bemposta, cujas obras chegaram a ter orçamento aprovado, plano de execução para 2022, mas que nunca chegou a sair do plano.  

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS