A Mercadona, empresa de supermercados, aumentou em 2024 as suas vendas consolidadas em 9%, até aos 38.835 milhões de euros. Deste total, 37.057 milhões correspondem à faturação de Espanha e os restantes 1.778 à de Portugal, onde a Mercadona conta com 60 lojas do total de 1.674 que faziam parte da rede de supermercados da empresa ao fecho de 2024.
“Pela primeira vez Portugal foi rentável. Apresentamos lucros, estamos muito satisfeitos com Portugal e perspetivamos continuar a desenvolver o mercado”, referiu, o presidente do maior grupo de distribuição espanhol, Juan Roig, durante a conferência de imprensa de apresentação de resultados realizada em Valência, Espanha.
As vendas consolidadas da cadeia de supermercados cresceram 27%,, atingindo os 1778 milhões de euros. As receitas portuguesas pesaram perto de 5% do total dos 38.835 mil milhões de euros faturados em Portugal e Espanha.
Os bons resultados surgiram no ano que a cadeia de supermercado colocou Oliveira de Azeméis como local estratégico para o aumento da expansão da sua rede (abriu loja em agosto de 2024). E no caminho do primeiro aniversário, o supermercado Mercadona instalado no centro da cidade já está consolidado e é rentável.
“Os lucros irão continuar a aumentar no próximo ano, o objetivo é duplicar [para os 14 milhões de euros]. As 60 lojas em Portugal já estão todas consolidadas e são todas muito rentáveis”, garantiu.
Este aumento da faturação foi possível devido ao trabalho realizado pelo departamento de Compras e Prescrição, juntamente com os fornecedores e interfornecedores especialistas, informa a empresa em comunicado. “Graças a esta colaboração, foi possível fazer uma redução no preço de milhares de produtos, em Portugal e Espanha, o que representou uma poupança de 650 M€ para os “Chefes” (clientes), continuando a oferecer um carrinho de compras com uma qualidade efetiva ao preço mais económico do mercado, bem como uma experiência de compra com um sortido eficaz, fazendo com que a cada dia mais clientes escolham a empresa como a melhor opção“, pode ler-se.
Mais 10 lojas em 2025
A empresa prevê investir mais de 1000 milhões de euros e criar mais de 1000 postos de trabalho em 2025. Do mesmo modo, as suas previsões incluem um aumento de 3,5 % nas suas vendas, para atingir os 40.100 milhões de euros, e a consolidação de um lucro idêntico ao do último exercício.
Para Portugal, a empresa tem previsto um investimento de mais 157 milhões de euros e a abertura de 10 novas lojas, chegando, no decorrer do ano, à cidade de Lisboa, onde abrirá dois supermercados: uma localizada na Quinta do Lambert, no Lumiar, e outra na Alta de Lisboa, onde será também instalado o novo escritório que complementará a unidade central de Vila Nova de Gaia, onde a empresa tem a sua sede portuguesa.
A lista de novos espaços inclui ainda mais oito supermercados em Loures (Santa Iria de Azóia e Frielas), Penafiel (Milhundos), Fafe, Leiria (Vale Sepal), Matosinhos (São Gens), Palmela e Porto (Amial).