Domingo, 21 de Abril de 2024
Domingo, 21 de Abril de 2024

Mercado à Moda Antiga 2023 contará com 140 entidades e poderá ter transmissão televisiva

> Associações já trabalham para fazer do Mercado à Moda Antiga um sucesso. Evento poderá voltar a ser transmitido em direto pelo programa “Aqui Portugal”, da RTP. Valorização do  Pão de Ul é a atração deste ano
O vereador da Cultura e vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis tem tido reuniões regulares com as associações que irão participar no maior evento cultural do concelho.
O vereador da Cultura e vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis tem tido reuniões regulares com as associações que irão participar no maior evento cultural do concelho.

A menos de dois meses da sua realização, a organização do Mercado à Moda Antiga (MMA) de Oliveira de Azeméis já está a trabalhar para que a edição de 2023, a 24ª, seja um sucesso. O evento, marcado para os dias 20 e 21 de maio, está a ser preparado ao pormenor pelas associações inscritas para que a iniciativa continue a assumir-se como o maior cartaz cultural do concelho e atrair ao centro da cidade milhares de pessoas.

A edição deste ano contará com a presença de cerca de 140 entidades participantes, entre associações e artesãos, espalhados pelo centro histórico da cidade e zonas adjacentes, nomeadamente pelas ruas Bento Carqueja e António Alegria, Praça José da Costa e Avenida António José de Almeida. O número de participantes é muito próximo ao de 2019, não havendo, no entanto, ainda um número fechado, uma vez que ainda pode aparecer mais um ou outro artesão que queira participar, informa fonte da autarquia. Todas os envolvidos têm tido reuniões regulares, com a presença do vereador da cultura e vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Rui Luzes Cabral. 

Publicidade

Paralelamente ao evento, e mantendo o formato tradicional, decorrerá um vasto programa de animação reforçando o espírito do evento que, este ano, será dedicado às padeiras de Ul homenageando uma profissão que se perde no tempo e que a câmara municipal quer preservar.

Seis horas em direto na RTP

O azeméis.net apurou que está em cima da mesa a possibilidade de o Mercado à Moda Antiga voltar a ser transmissão em direto pelo programa “Aqui Portugal”, da RTP, tal como aconteceu dos anos 2014 a 2016. A confirmar-se a informação a cidade de Oliveira de Azeméis e o Mercado à Moda Antiga terão uma exposição de seis  horas em direto (das 14h00 às 20h00) logo no primeiro dia daquele que é o maior certame cultural do concelho (sábado, dia 20).

Contactado pelo nosso jornal, o gabinete de comunicação não confirma a transmissão televisiva da estação pública. No entanto, todas as movimentações demonstram essa vontade. Houve já associações que foram abordadas pela autarquia no sentido de saber a sua disponibilidade em participarem num programa de televisão em direto.

A exposição mediática de seis horas na RTP servirá também servirá para promover o Pão de UI, que o município tem lutado para que seja declarado como património imaterial, que será figura principar na edição deste ano do Mercado à Moda Antiga.      

Na perspetiva da sua valorização como marca histórica e gastronómica, a câmara municipal desenvolveu o projeto “Pão de Ul, uma profissão com história”, uma iniciativa assente em depoimentos de padeiras e padeiros sobre o incalculável valor histórico, etnográfico, económico e social que o pão de Ul representa para a aldeia e as suas gentes, e que tem sido publicada nas redes sociais da autarquia.

“Este é um importante património que urge conservar porque faz parte da identidade oliveirense e da memória de sucessivas gerações”, salienta o presidente da câmara, Joaquim Jorge.

___
Pormenor

A edição do Mercado à Moda Antiga ocupará uma área aproximada de quatro hectares contando com cerca de dois mil figurantes trajados ao rigor da época do antigo mercado que se realizava há mais de um século no centro da cidade.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS