Manuel dos Santos Gomes tem, aos 75 anos, uma vida dedicada ao sector agrícola, em especial ao sector leiteiro, que lhe valeu a condecoração, em 2012, por parte do Presidente da República de então, Aníbal Cavaco Silva, com o Grau de Comendador da Classe do Mérito Agrícola, Ordem de Mérito Empresarial. Agora chegou a hora de parar. É o próprio empresário que revela isso mesmo em entrevista na última edição revista VITA, editada pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.
“Mantenho-me já há cerca de 30 anos como presidente da Proleite, contudo cumprirei mais este mandato”, afirma. O empresário foi eleito em julho último para um mandato de quatro anos (2020-2023). Manuel dos Santos Gomes também revela que, ao longo dos próximos anos irá deixando os 18 cargos diretivos que ainda tem em várias organizações. “Conforme forem acabando os mandatos vou-me afastando para dar o lugar aos mais novos. Temos de perceber que há um momento para entrar e um momento para sair, apesar de manter-me na Administração de algumas organizações, mais por pressão e vontade de outras pessoas do que por minha”, revela na entrevista à revista VITA.
O seu tempo passará a ser dedicado à família. “Já está na idade de eu parar. Gostava de ter mais tempo para a família, mas por vezes não se consegue conciliar, chegando a passar dois a três dias fora de casa, Estou casado há cerca de 50 anos, mas, por vezes, penso que não tivemos vida em comum mais do que 10 anos”, confessa.