Sábado, 12 de Abril de 2025
Sábado, 12 de Abril de 2025

Jubileu 2025. Santuário de Nossa Senhora de La Salette é uma das portas jubilares

> A peregrinação a um dos ex-libris do concelho de Oliveira de Azeméis “cumpre o ato jubilar” neste Jubileu 2025, a festa religiosa organizada a cada 25 anos pelo Vaticano em Roma.
Oliveira de Azeméis tem uma das 109 portas jubilares do país em ano de Jubileu
Oliveira de Azeméis tem uma das 109 portas jubilares do país em ano de Jubileu

O Santuário de Nossa Senhora de La Salette é uma das 109 igrejas jubilares definidas em Portugal. Foi escolhido pelo Bispo do Porto, D. Manuel Linda, para ser um dos sinais do Jubileu de 2025, que teve início no dia 24 de dezembro de 2024, com a abertura da Porto Santa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, e terminará no dia 6 de janeiro de 2026. 

A Diocese do Porto escolheu 26 pontos específicos para atribuição de indulgência neste Jubileu, a festa religiosa organizada a cada 25 anos pelo Vaticano em Roma. O Santuário de Nossa Senhora de La Salette foi o local escolhido para representar a Vigararia de Oliveira de Azeméis São João da Madeira, liderada pelo Padre José Manuel Lima. A peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de La Salette, explica o pároco de Oliveira de Azeméis, “cumpre o ato jubilar”. 

Publicidade

Naquele que é um dos ex-líbris do concelho, cativando milhares de fiéis, já é possível ver o pórtico jubilar. É a porta santa de Oliveira de Azeméis até ao início de 2026. Não é necessariamente obrigatório a viagem ao Vaticano. Além de tudo o que acontece em Itália, Portugal também tem igrejas que são pontos específicos para a atribuição da indulgência: cada diocese tem igrejas jubilares onde se pode ir em peregrinação.

A atribuição da indulgência, ou seja, a remissão das marcas do pecado concedida pela Igreja implica o cumprimento de alguns aspetos, como a realização de uma peregrinação. A peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de La Salette permite essa mesma indulgência. No site oficial do Jubileu é explicado que “a indulgência é uma manifestação concreta da misericórdia de Deus, que transcende os limites da justiça humana e as transforma”. Assim, “permite libertar o coração do fardo do pecado, para que a reparação devido possa ser dada em total liberdade”.

Desde há muito que os jubileus são vividos em Roma e pelo mundo além, diocese a diocese. O primeiro, em 1300, foi em Roma com a multidão de peregrinos que rumou aos túmulos de Pedro e Paulo, para obterem a remissão das penas dos seus pecados.

As igrejas jubilares da Diocese do Porto na região

Santuário de Nossa Senhora de La Salette, São João da Madeira e Oliveira de Azeméis; Santuário de Santo António, Vale de Cambra; Igreja Matriz de São Cristóvão, Ovar; Igreja Matriz de Espinho; Mosteiro de Santa Maria de Arouca; Igreja de São Domingos da Serra, Castelo de Paiva.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS