Joaquim Jorge tem estado presente em todas as apresentações dos candidatos às Assembleias de Freguesia do concelho de Oliveira de Azeméis nas próximas eleições autárquicas. Ainda sem a recandidatura oficializada pela estrutura socialista, durante os vários eventos o autarca já foi apresentado de diversas formas: como líder do projeto autárquico do PS a Oliveira de Azeméis, amigo socialista, Óscar Teixeira já o anunciou como recandidato à autarquia oliveirense. Em muitos momentos também foi apresentado como presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. Foi nessa qualidade que Joaquim Jorge foi apresentado na apresentação da candidatura de Manuel Albino à Junta de Freguesia de Pindelo pelo PS, e este evento marcou o abrir das hostilidades da pré-campanha, num ataque aos adversários políticos.
“Peço-vos que elejam um presidente de junta que vos inspire confiança, que tenha carácter e princípios, não um presidente que, na primeira oportunidade, tipo camaleão, traia a vossa confiança. [Escolham] um presidente de junta que queira trabalhar verdadeiramente pelas pessoas e o desenvolvimento desta terra, em vez de alimentar e de satisfazer vaidades pessoais”, disse Joaquim Jorge durante o seu discurso em Pindelo.
O edil oliveirense não mencionou, mas é certo que o alvo era candidato da AD à Junta de Freguesia de Pindelo. Tal como o azeméis.net revelou em primeira mão, Rui Monteiro é uma das surpresas das próximas eleições autárquicas por concorrer pela coligação PSD/CDS-PP nas eleições do próximo dia 12 de outubro, quando há quatro anos integrou a lista do PS liderada por Gaspar Almeida candidata à União de Freguesias de Nogueira do Cravo e Pindelo, tendo sido eleito presidente da Assembleia Freguesia, cargo que ocupará até ao final deste mandato.
Recorde-se que recentemente Joaquim Jorge e Rui Monteiro protagonizaram um conflito protocolar na inauguração da requalificação de uma via em Nogueira do Cravo. O presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis impediu o presidente da Assembleia de Freguesia da União de Nogueira do Cravo e Pindelo a discursar depois de si, tal como pode ler aqui.