O deputado do CDS-PP João Almeida deverá liderar uma coligação de direita para tentar roubar a autarquia de São João da Madeira aos socialistas. A notícia foi avançada, esta quarta-feira à noite, pelo Observador. O jornal online adianta que o centrista João Almeida vai ser candidato à Câmara Municipal de São João da Madeira, no distrito de Aveiro, cidade onde vive e de onde é natural.
João Almeida deverá encabeçar uma coligação de direita, entre CDS e PSD, para tentar derrubar o socialista Jorge Sequeira. O nome já terá sido aprovado pelas direções dos dois partidos e das estruturas distritais, faltando apenas a luz verde das concelhias.
Em declarações ao jornal digital, Manuel Correia, líder do CDS de São João da Madeira, disse ver esta solução “com muitos bons olhos”, considerando que é uma candidatura “prestigiante”.
O Observador recorda que o deputado democrata-cristão, que saiu derrotado das últimas eleições para a liderança do CDS, nas quais acabou por vencer Francisco Rodrigues dos Santos, já integrou por duas vezes as listas do partido à autarquia: primeiro nas intercalares de 2016, no simbólico último lugar da lista, e em 2017, no terceiro lugar.
A escolha de João Almeida para liderar esta coligação de direita faz parte de um esforço dos dois partidos para enfrentarem em conjunto as próximas eleições autárquicas. O jornal online acrescenta que, nos próximos dias e semanas, serão revelados mais nomes de candidatos, do CDS, que vão estar na linha da frente.