O dia 9 de novembro de 2024, data que se comemorou também os 35 anos da queda do Muro de Berlim, ficará para a memória dos simpatizantes e militantes da Iniciativa. É a data que marca a realização do plenário fundador do núcleo territorial da Iniciativa Liberal de Oliveira de Azeméis.
A Iniciativa Liberal passa a ter Núcleo Territorial em Oliveira de Azeméis. Ricardo Campelo de Magalhães, que concorreu às autárquicas de 2021 pela IL, já tinha demonstrado no passado, por várias vezes, a vontade da formação da núcleo. Neste final de 2024 os liberais do concelho conseguiram reunir as condições para terem autonomia e membros suficientes para poderem “pôr em prática as ideias liberais na nossa cidade e no nosso concelho”, anuncia o partido em comunicado.
O Plenário Fundador foi realizado na tarde do dia 9 de novembro, na sala polivalente da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, e contou com a participação dos membros eleitores, residentes no concelho, bem como membros observadores, com ligações afetivas ou profissionais a Oliveira de Azeméis, e ainda de um representante da Comissão Executiva que veio oficializar a fundação do núcleo.
O primeiro objectivo é preparar a campanha para as autárquicas de setembro de 2025
Ricardo Campelo de Magalhães foi eleito como primeiro coordenador do novo Núcleo, e terá pela frente um mandato de dois anos. O principal objetivo, diz o novo líder, será “preparar a campanha para as autárquicas de setembro de 2025″. Fazem ainda parte do Grupo de Coordenação Local, os membros efetivos Nelson Alves, Nelson Pereira, Simão Moreira e Daniel Fernandez. Para a Mesa do Plenário, foram eleitos Horácio Ferreira, Hélder Mortágua e Diogo Brandão.