André Resende, atleta da equipa oliveirense Padeirinhas Sobre Rodas/Simoldes, destacou-se entre os três portugueses que, no dia 8 de outubro, participaram no Campeonato do Mundo de Gravel, na região italiana de Veneto. Conseguiu a medalha de bronze na prova para masters entre os 35 e os 39 anos.
Este evento desportivo, de grande magnitude, contou com a participação de 1.254 competidores oriundos de 45 nações diferentes, entre eles três atletas portugueses. Como pano de fundo do percurso estiveram as montanhas das Dolomitas. Também se regista a passagem por deslumbrantes vinhas e pitorescas aldeias típicas italianas.
No total, André Resende percorreu uma distância de 163 quilómetros, com um acumulado de subidas de 1.890 metros, incluindo diversas rampas com inclinações de 20%.
O atleta da Padeirinhas Sobre Rodas/Simoldes correu ao lado de Wout van Aert, um dos principais ciclistas do mundo na atualidade, bem como outros atletas de renome do circuito WorldTour. O campeonato foi ainda prestigiado por ciclistas profissionais que se destacaram em diferentes modalidades, como estrada, ciclocross, mountain bike e gravel.



5.º lugar no Europeu de Gravel
André Resende participou, uma semana antes do Mundial, no dia 1 de outubro, no primeiro Campeonato Europeu de Gravel, que decorreu em Oud-Heverlee, na região da Flandres, Bélgica. Conquistou o 5.º lugar, entre oito atletas, no escalão Master 35.
O percurso da prova caracterizou-se por ser bastante rolante e menos exigente em termos de seletividade. O atleta das Padeirinhas Sobre Rodas/Simoldes conseguiu manter-se no grupo da frente, no seu escalão. Mesmo sem pontos de seleção críticos, o atleta conseguiu manter a concentração ao longo da corrida na procura de uma posição vantajosa nas partes mais estreitas e técnicas do percurso.