Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024
Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024

Há Festa na Aldeia. 10 anos de tradições, “ode ao mel”, e renovação estatuto de Aldeia de Portugal

> DÉCADA. O Há Festa na Aldeia completou dez anos de atividade. E há garantia de que evento poderá acontecer por, pelo menos, mais quatro anos com a assinatura da Carta Compromisso Aldeias Portugal.
A Carta de Compromisso das Aldeias de Portugal foi renovada. Ul continua com o mesmo estatuto por mais quatro anos
A Carta de Compromisso das Aldeias de Portugal foi renovada. Ul continua com o mesmo estatuto por mais quatro anos

O Há Festa na Aldeia atingiu o marco de dez anos de celebração de tradições na freguesia de Ul. Este ano foram mais 37 atividades que marcaram animação deste evento, e mais uma vez as tradições estiveram bem marcadas. Mas este 10.º aniversário ficou marcada pela inauguração da Unidade Produtiva Artesanal “Odemel”, da empresa Truques & Cortesias, de Loureiro, um negócio familiar de Manuel Costa e André Costa.

A “Odemel” está instalada no edifício do antigo Centro de Provas Gastronómico, no núcleo principal do Parque Temático Molinológico, em Ul. Foi totalmente requalificada com um investimento de 41.889 euros, com comparticipação de fundos euros de 16.022 euros e de fundos nacionais de 2.827 euros. Produz e comercializa hidromel feito através a fermentação natural do mel e água. 

Publicidade

Manuel Costa e André Costa (pai e filho) acentuam o facto desta ser “uma unidade produtiva artesanal certificada”. O ponto de diferenciação desta marca oliveirense é o facto de apostarem na área premium. “É o único hidromel premium em Portugal”, informa André Costa.

Teresa Pouzada, diretora-geral da Adritem, aproveitou a inauguração do novo espaço para afirmar a essência do Há Festa na Aldeia. “O projeto de desenvolvimento local tem mesmo essa tónica, de puxar cada um dos valores que existem neste território e reforçar aquilo que pode ser uma integração conjunta, para que o benefício de todos e deste coletivo que nos oferece o parque.   O Há Festa na Aldeia é sempre o resultado da entrega de cada um de nós. E só terá a sua continuidade, e sustentabilidade garantida se continuarmos assim e estamos no bom caminho”.  

Manuel Costa e André Costa (pai e filho) deram uma nova vida ao Centro de Provas Gastronómico com o “Odemel”

Nova carta de compromisso

A freguesia de Ul renovou o estatuto de Aldeia de Portugal por mais quatro anos. Isto quer dizer que há condições para continuar a receber o Há Festa na Aldeia durante este período de tempo.

Entrando num novo ciclo, as entidades envolvidas assinaram novamente a Carta de Compromisso das Aldeias de Portugal –  a Aldeias de Portugal, ADRITEM,  Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, União de Freguesias de Oliveira de Azeméis, Junta de Freguesia de Loureiro, e a União de Freguesias do Pinheiro da Bemposta.

“Estou no Há Festa na Aldeia desde o seu início e esta é, sem dúvida, mais do que uma festa. Fazemos muitas festas, mas o Há Festa na Aldeia é uma festa diferente. É um conceito de capacitação do território para todas as nossas associações e instituições. A ADRITEM trouxe esta forma de envolver a a comunidade acrescentando valor aquilo que já era feito”, afirmou o vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Rui Luzes Cabral, na cerimónia de assinatura da carta de compromisso.

Fazemos muitas festas, mas o Há Festa na Aldeia é uma festa diferente

Rui Luzes Cabral, vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis
 Centenas de pessoas vivenciaram as tradições na décima edição do Há Festa na Aldeia
Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS