Portugal é um dos destinos mundiais mais procurados pelos turistas. Com uma localização privilegiada, Portugal consegue oferecer num só local, diversas experiências e diferentes climas.
Desde praias fabulosas para os veraneantes, Portugal é também dono de imensas paisagens campestres, oferecendo um contacto próximo com a natureza, bastante procuradas pelos amantes de trilhos, que vêem nas suas caminhadas uma ótima forma de conhecer as diferentes regiões.
O avanço tecnológico na área do turismo
Ainda que as belezas naturais do país sejam suficientes para atrair milhares de visitantes todos os anos, muitos municípios, incluindo o de Oliveira de Azeméis, utilizam estratégias aliadas ao avanço tecnológico para atrair outros nichos de turismos como o Geocache.
O Geocache alia o GPS do smartphone para encontrar uma “cache” que contém um livro de registos e alguns acessórios. Desta forma, este tipo de trilho pode ser gamificado, oferecendo uma componente de jogo e emoção às caminhadas que a tecnologia permite de uma forma muito simples, que pode ser uma ótima estratégia para cativar turistas de faixas etárias mais jovens.
O conceito de caça ao tesouro como atividade didática com perguntas e pistas corretamente seguidas para chegar ao tesouro é algo que oferece uma componente de adrenalina e diversão extra a diversas áreas, desde o turismo ao entretenimento. Contudo, esta componente pode ser igualmente trazida em diferentes formas que não incluam necessariamente pistas e mensagens com perguntas relativamente complexas.
Muitos turistas optam por conhecer novos locais de forma mais relaxada, com passeios mais calmos e estadias que proporcionem um contacto com a natureza aliado ao conforto dos quartos e tratamentos de SPA, e receber a componente de aventura e adrenalina através de outras atividades, como os jogos online.
E por falar nos jogos, a introdução de alguns elementos relacionados com a temática de caça ao tesouro como baús com tesouros escondidos, ou aventuras com viagens fascinantes protagonizadas por aventureiros e exploradores é também utilizado, na maioria das vezes, neste setor de entretenimento. Isto é especialmente visível nas máquinas de slot online com as mais variadas temáticas, uma vez que são jogos altamente personalizáveis, populares e que oferecem elementos simples relacionados ao conceito de tesouro e aventura.
A realidade aumentada permite revolucionar o turismo
Atividades como o Geocache oferecem então uma componente altamente tecnológica ao ramo do Turismo, mas, atualmente, é possível aliar tecnologias bastante mais recentes, como a realidade aumentada, capaz de colocar toda a experiência de conhecer um novo local num outro nível.
Um dos exemplos que se tornou viral e colocou milhares de pessoas na rua foi o jogo Pokémon Go, jogo de realidade aumentada cujo objetivo é encontrar os diversos Pokémons em diferentes locais, obrigando os jogadores a caminharem por novos locais.
O Pokemon Go é a prova como o turismo é também um setor que pode beneficiar do avanço tecnológico e captar um público-alvo mais diversificado e atento às novas tecnologias. É muito importante que todas as áreas se modernizem e estejam atentas ao que o público-alvo procura para evoluírem no sentido certo. Já não basta oferecer paisagens bonitas, as pessoas desejam viver experiências especiais por onde viajam.
Por exemplo, ainda que este jogo não tenha como objetivo promover o turismo, a verdade é que pode tê-lo feito inconscientemente e pode ter servido de inspiração para a aplicação Portugal Play, uma aplicação de caça ao tesouro pelo país com recurso à realidade aumentada.
Graças a esta aplicação é possível explorar vários locais nacionais, enquanto consegue ter acesso a um pouco de história de cada lugar. Além disso, a componente de gamificação oferece uma componente de competição para conseguir ganhar mais pontos que os restantes utilizadores, e é uma ótima forma de parceiros turísticos conseguirem divulgar os seus produtos e serviços.
Ainda nesta linha, a empresa Info Portugal utiliza a realidade aumentada para dar a conhecer mapas turísticos de Portugal. A ideia da marca é aliar a vertente de lazer à comercial e conseguir conciliar pontos estratégicos nos mapas desenvolvidos através de 3D e cartografia digital.
Com efeito, através da combinação vencedora, tecnologia e caça ao tesouro, áreas como o turismo reinventam-se e oferecem novas experiências, que facilmente podem ser partilhadas através das redes sociais e captar ainda mais a atenção do nosso país por esse mundo fora. Além disso, esta combinação mostra também que setores mais tradicionais e mais “físicos” têm um potencial tecnológico imenso, o que pode aumentar consideravelmente a sua procura. Já para não falar que a própria gamificação pode dar uma nova vida a muitos pontos de interesse espalhados por Portugal.