A Flexitex, empresa sediada em São João da Madeira e com dezenas de colaboradores oriundos de Cucujães, criou uma nova gama de produtos inovadores para a indústria de colchões, que inclui óleo de bagaço de azeitona. Depois de um ano de desenvolvimento, a escolher as melhores tecnologias e a testar as malhas e tecidos, a empresa de São João da Madeira lança mais um produto exclusivo no mercado global.
Existe produto mais português que a azeitona? Ancestralmente enraizada na nossa cultura, a azeitona está presente, desde a gastronomia – seja consumida simples, curtida nas águas do riacho, ou transformada no azeite que rega as deliciosas lascas do nosso bacalhau – às oliveiras que, de norte a sul do país, também embelezam a nossa paisagem, sendo um produto mundialmente reconhecido.
O azeite, conhecido pela sua riqueza em antioxidantes e esqualeno hidratante, oferece a combinação ideal de nutrientes para uma pele saudável. A famosa lenda literária de Homero não o denominou “ouro líquido” por acaso. Utilizado na cosmética há milénios, o azeite destaca-se pela sua suavidade e luxo.
Após a colheita, as azeitonas são lavadas e encaminhadas para o lagar. Durante a extração do azeite, forma-se uma pasta com menor quantidade de azeite e caroço, conhecida como o bagaço de azeitona.
O óleo de bagaço de azeitona, extraído desse resíduo, contém partes sólidas da azeitona, como pele, polpa, caroços e restos de azeite.
A utilização do óleo de bagaço de azeitona é uma “arma crucial” na batalha pela sustentabilidade ambiental no setor olivícola, combatendo a contaminação dos solos e promovendo a economia circular ao valorizar este subproduto.
Para Domingos Leite de Castro, CEO da Flexitex, “este produto demonstra a capacidade de inovação de toda a equipa da Flexitex. O nosso departamento de I&D, mais uma vez, mobilizou todo o seu conhecimento para apresentar um acabamento especial, vegan, sustentável, feito a partir de um produto natural e bem português – a azeitona! – Com este novo produto, acreditamos que os nossos clientes irão acompanhar-nos no caminho para a sustentabilidade”
No passado, a Flexitex já apresentou produtos inovadores com a incorporação de óleo CBD, probióticos e a utilização de fios reciclados de PET nos seus produtos.
Uma resposta
foi com uma certa emoção que vi o nome do Eng Leite de Castro citado…julgo ser filho do colega que tive no ‘campus’ da Molaflex no final da década de sessenta e com quem almoçava na cantina várias vezes por semana…Estive presente no arranque da Fexitex que fazia os tecidos para as ‘capas’ dos colchões que se fabricavam ao lado, quer de molas ( molaflex) quer de espuma ( flexipol ). Parabens !