Sabores da Nossa Terra trata-se de uma iniciativa onde os sabores oliveirenses vão estar na boca de todos os que visitarem o Largo da República e a Rua Bento Carqueja.
O evento decorre entre as 19h00 e as 24h00 do dia 6 de setembro, e entre as 10h00 e as 24h00 no dia dia 7 setembro, sendo uma excelente oportunidade dos visitantes ficarem a conhecer os paladares mais característicos e a genuinidade de produtos locais que caraterizam a gastronomia oliveirense. Haverá várias mesas distribuídos pelo espaço de maneira a que todos possam comer de forma confortável.
Segundo o presidente da autarquia, Joaquim Jorge, trata-se de um fim-de-semana gastronómico que “procura promover os sabores da nossa terra” proporcionando o que de melhor tem a gastronomia oliveirense e levando vida e dinâmica ao centro histórico da cidade.
O autarca convida todos a deslocarem-se até ao local do evento para degustarem o que os restaurantes aderentes têm para oferecer.
Para Manuel Tavares, presidente da Associação Comercial dos Concelhos de Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra, a intenção “é promover o comércio local mostrando o que de bom se faz na nossa terra a nível gastronómico”.
O evento tem a adesão de restaurantes do concelho, contando com animação de grupos locais e a distinção da melhor doçaria a concurso. Publicamos a seguir a listagem dos estabelecimentos aderentes a esta iniciativa e as respectivas especialidades para que todos os visitantes possam saber o que podem encontrar.
. Taberna Freitas
Nesta casa a carne é a rainha. E não há como fugir. Aconselhamos os rojões carne e ressô com batata loura, o prato que está mais vezes presente nos menus diários divulgados pela Taberna Freitas na sua página de Facebook.
. Quinta Vilar
O porta-bandeira deste restaurante, do lugar de Vilar, em Madaíl, é o facto de todas as pessoas poderem saborear pratos tradicionais cozinhados com métodos ancestrais no forno a lenha. Destaque para o bacalhau com broa acompanhado com batatas a murro (na foto). É uma das especialidades mais procuradas.
. Restaurante Miranda (Fajões)
. Casa Ibérica
É talvez a melhor casa de marisco da cidade. Estão instalados na Rua da Imprensa Oliveirense e já há vários clientes que não querem perder os sabores oferecidos pelo chef desta casa. O arroz de lavagante tem sido a principal atração. E alguns dos segredos já foram revelados num vídeo publicado na página de Facebook da Casa Ibérica.
. Café Barba Azul (Ossela)
. Delícia dos Sabores
Se está cansado de comer apenas rissóis de carne, camarão, e vá, no máximo de leitão, tem de passar pela barraquinha da Delícia de Sabores. Os salgados são o prato principal, e por aqui poderá provar os rissóis com maior variedade: carne, frango, queijo e fiambre, camarão, atum, pescada, bacalhau. É a sugestão que lhe fazemos.
. Cerveja Artesanal de Cesar
. Cerveja Vadia
Como não há comer sem beber, também estarão presentes marcas do concelho de cerveja artesanal. A Cerveja Vadia é uma delas. Uma boa altura para provar as duas mais recentes estrelas da companhia: a Vadia Nautika, e a Vadia 100 (sem álcool)
Agora apresentamos os espaços dedicados aos doces, e que irão participar na sexta edição do Concurso de Doçaria Municipal.
. Confeitaria Laranjeira
É uma das mais antigas pastelarias do concelho. Senão é mesmo a mais antiga. São conhecidos pela qualidade dos seus bolos. Bolas de berlim e os eclaires dão nas vistas, e há quem suspire pelos seus bolos rei. Mas os zamacóis, produto típico do concelho, também terá destaque.
. Pastelaria Gemini
Nesta pastelaria os croissants franceses (de chocolate, maçã, vitela ou misto) são a especialidades, mas a oferta vai para muito além destes sabores obrigatórios. A Pastelaria Gemini já arrecadou o segundo lugar do concurso de doçaria municipal com o Campino de Azeméis, havendo agora também a opção de campino de chocolate, e é quase certo que este doces apareçam pelo evento. Com sorte, também ainda encontra os pastéis de nata de chocolate e frutos vermelhos, a nova especialidade secreta da Pastelaria Gemini sobre a qual já escrevemos.
. Padaria de Azeméis
Das pastelarias a concurso, é a mais nova. Aliás a Pastelaria de Azeméis é um espaço recente na cidade. A loja fica em frente à entrada principal do Agrupamento de Escola Soares Basto, e os donos mostram tratar a doçaria por tu. Há duas especialidades que ainda são praticamente desconhecidas do grande público. As broinhas de ovos moles e, uma mais saudável, de mirtilos. Sabemos que a opção nesta primeira edição do Sabores da Nossa Terra, mas num dos dois dias de evento guarde um espaço no estômago para provar estas iguarias.
. Renascer Brasão
. Pão de Ló da João
Quem é que ainda não ouviu já falar do Pão de Ló da João. Vale mesmo a pena passar pela sua barraquinha para provar esta iguaria. Se passar pela primeira edição de Sabores de Azeméis será mais ao menos uma barraquinha como a que está na foto ao lado. Quanto a preços, o famoso pão de ló custa dois euros. Mas haverá mais opções. Um bolo de cenoura terá um custo de 0,80 €, e como estamos em dias de comer sem restrições, qualquer um destes doces acompanhará bem com o café depois da refeição. Ou então um complemento na gora do lanche.
. Parque Temático Molinológico
Há duas coisas que Manuel Tavares, presidente da Associação Comercial de Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra, promete não faltar nesta primeira edição de Sabores da Terra: o pão de Ul e a broa de Ossela. São duas iguarias que estarão obrigatoriamente presente no evento, e para isso vai contribuir a barraquinha onde vai estar representado o Parque Temático Molinológico.
. Tulhinhas (S. Tiago Riba Ul)
É a novidade da lista. Mesmo em cima da realização do Sabores da nossa Terra, a Tulhinhas reservou o seu lugar. São especialistas em doçaria e têm um lugar de destaque. São os autores do doce que já foi vencedor de uma das edições do Concurso de Doçaria Municipal, com o doce que lhe mostramos na imagem.
Durante os dois dias Sabores da Nossa Terra a animação também está garantida. Um dos nomes já confirmados é o artista oliveirense Rui Amorim. Ele estará na sexta Feira, 6 Setembro, pelas 21.00h, no Largo da República, mesmo em frente à Câmara Municipal, para uma noite de muita animação.