O edifício do antigo colégio onde funcionavam, até há bem pouco tempo, aos serviços administrativos da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis já se encontra praticamente vazio. Os funcionários da autarquia que trabalhavam no conhecido edifício cor de rosa foram os primeiros a serem transferidos para o novo Fórum Municipal, durante a semana de 15 a 19 de setembro. Também já não é neste espaço que serão realizadas as duas últimas reuniões do executivo municipal (a próxima acontece já esta quinta-feira, dia 25 de setembro).
Até ao final do mês só entrarão no edifício cor de rosa funcionários para deixarem o equipamento pronto a ser entregue ao senhorio. Na porta principal há um aviso a informar sobre as novas instalações. Termina assim o contrato de arrendamento que custava 10 mil euros por mês à Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. E o edifício já se encontra à venda no mercado imobiliário.
“Os proprietários deste edifício colocaram o imóvel à venda por um milhão de euros”, informa fonte conhecedora do processo ao azeméis.net.
Situada no centro histórico da cidade, face à rua pedonal António Alegria estima-se que esta edificação date da década de 1880, segundo informação publicada no site da autarquia de Oliveira de Azeméis. Com influências do neoclássico e sem azulejo, a primeira utilização desta casa foi para habitação particular, tendo depois passado a albergar um colégio. Como já foi dito, até meados de setembro deste ano de 2025 foi um dos edifícios onde se localizam alguns dos serviços administrativos da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.