Drogaria histórica F.F. Costa Santos encerra portas em fevereiro

José Carlos Santos, neto fundador da loja que se encontra com 92 anos, e sem capacidades para continuar a gerir o negócio, tem agora a missão de encerrar a porta pela última vez, mas antes disso concedeu uma entrevista ao Azeméis.Net.

0
Fernando Santos, um dos fundadores da drogaria FF Santos, tem agora 92 anos

A drogaria FF Santos foi durante os seus quase 70 anos de vida um estabelecimento histórico para a freguesia de Carregosa. Inaugurada na década de 50 por Fernando Santos, e o irmão, este estabelecimento comercial foi procurado por oliveirense, mas também por muitas pessoas do Norte do país que encontravam nesta drogaria tipos de ferragens que eram difíceis de encontrar. Está na memória popular as longas filas de pessoa à porta do estabelecimento comercial para fazerem as suas compras. Fernando Santos especializou-se nos materiais de construção, mas eram mesmo as ferragens os utensílios mais procurados, e que marcava a diferença da loja.
Um grave incêndio em 2007, por causas que não foram esclarecidas na sua totalidade, mas que se pensa ser originado num curto-circuito, apressou o encerramento deste espaço marcado para o próximo mês de fevereiro. José Carlos Santos, neto fundador da loja que se encontra com 92 anos, e sem capacidades para continuar a gerir o negócio, tem agora a missão de encerrar a porta pela última vez, mas antes disso concedeu uma entrevista ao Azeméis.Net (que pode assistir no vídeo publicado no início do artigo) onde conta a história da loja FF Santos, e revela os factos que levam a este desfecho.

Publicidade

Em Carregosa ficam as memórias de um estabelecimento comercial que ajudou a dinamizar a freguesia. E dificilmente cairá no esquecimento. No museu de Carregosa está exposta uma mobília restaurada, já com dois séculos de vida, e que foi doado pelo fundador à de drogaria FF Santos a pedido da anterior presidente de Junta de Freguesia, Helena Moreira.

A mobília secular oferecida por Fernando Santos à Junta de Freguesia de Carregosa e que está exposta no museu
AZEMÉIS.NET é o jornal online de Oliveira de Azeméis (criado em agosto de 2019) pensado em promover o que de melhor se faz no concelho. É um projeto que olha para o território, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui