A deputada do PSD Helga Correia sensibilizou, no Parlamento, o ministro da Educação para a necessidade de reabilitação da Escola EB 2,3 de Carregosa, no concelho de Oliveira de Azeméis. Numa intervenção no âmbito da discussão, na especialidade, do Orçamento do Estado para 2026, a parlamentar social democrata recordou, por outro lado, que os pavilhões gimnodesportivos das escolas básicas e secundárias Ferreira da Silva e de Fajões ficaram de fora das recentes requalificações dos estabelecimentos de ensino.
Helga Correia recordou, perante Fernando Alexandre, que a EB 2,3 de Carregosa não foi incorporada no
acordo setorial celebrado entre o governo socialista e a Associação Nacional de Municípios Portugueses,
sensibilizando o ministro “para a inclusão desta escola no mapeamento de escolas a intervir”.
Intervindo na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública, na discussão do Orçamento do
Estado para 2026, a deputada aveirense referiu-se à Escola Ferreira da Silva e à Escola EB 2,3 de Fajões,
também do concelho de Oliveira de Azeméis, recordando que foram recentemente requalificadas sem que houvesse intervenção dos respetivos pavilhões gimnodesportivos, exortando o governante a tomar nota destes casos.
“A Educação de qualidade depende da igualdade de oportunidades e depende, também, das condições que somos capazes de assegurar aos professores e aos alunos. Por isso, dotar estas escolas de Oliveira de Azeméis das condições adequadas é fundamental para manter o seu funcionamento e o seu sucesso”, concluiu Helga Correia, depois de ter recordado que aquele concelho tem a escola que lidera o ranking nacional das escolas de ensino público regular

