Segunda-feira, 1 de Setembro de 2025
Segunda-feira, 1 de Setembro de 2025

Da chamada em Valença ao rumo inédito: nove anos d’A Tua Hora

> O programa "A Tua Hora", da Rádio Impacto, estreou-se há nove anos. Um marco na vida do jornalista Samuel Santos, que agora faz uma viagem ao passado.

Julho de 2016, mês inesquecível para milhões de portugueses. No regresso de França, o telemóvel alertou para um convite enigmático.

«Tenho uma ideia, quando puderes liga.»

Publicidade

A mensagem assinada pelo João Francisco – o Xico – mereceu uma rápida chamada, já em Valença. A vontade deste bom amigo era aliciante: dar seguimento ao legado na Rádio Impacto (Escola Secundária Ferreira de Castro) através de um programa semanal na Azeméis FM, direcionado a jovens e adolescentes.

Gravado o inesquecível jingle e alinhavado o plano para a estreia, estávamos convictos de que o concelho assistiria ao nascimento de um programa inédito, com temas e convidados diferentes a cada sexta-feira. Em todo o caso, a interação online – pelo hashtag no Twitter – os debates, os concertos em estúdio, os “discos pedidos”, a dinamização de desafios com prémios e a aproximação do comércio local alimentavam a esperança de potenciar algo épico. E assim foi. Dois miúdos – dois filhos de 1999 – a sonhar. E, pasmem-se, por “amor à camisola”.

«Olá, eu sou o Samuel Santos. E eu sou o João Francisco, somos da Rádio Impacto da Escola Secundária Ferreira de Castro. Sexta-feira, às 17 horas, “A Tua Hora”, aqui, na Azeméis FM.»

Há exatamente nove anos, às 17 horas daquela sexta-feira, o experiente Eduardo Iglesias lançava esta dupla para o “Ar”. Seguiram-se 259 dias – mais de oito meses – inesquecíveis. O entusiasmo geracional foi de tal ordem que “A Tua Hora” ecoou em esplanadas, locais de trabalho, escolas e casas, além de quebrar preconceitos. Afinal, os jovens também ouvem rádio e têm o sentido crítico apurado. E este projeto até quebrou fronteiras, com ouvintes em França e na Suíça.

Pelo meio, a interação online embalou-nos para o topo das “trends” nacionais – ou seja, os assuntos mais debatidos no Twitter – semana após semana. Eram dois jovens do 12.º ano rodeados por amigos e conhecidos em estúdio, mas com dezenas de ouvintes anónimos. As expectativas estavam largamente superadas.

Para este sucesso contribuiu, de forma decisiva, o estimado Eduardo Iglesias, sempre pronto a ajudar e atento a pormenores técnicos. Estávamos acompanhados por um apaixonado pela rádio, mestre na arte que, infelizmente, já abandonou.

Mais importante, estas oportunidades nunca surgiriam caso o professor Paulo Martins não me recrutasse para a Rádio Impacto em 2011. Volvidos quatro anos, o João Francisco reforçou a equipa. Foi o princípio de um elo muito especial, até porque os feitios permitiram o equilíbrio e a fluidez das dinâmicas.

O programa “A Tua Hora” terminou em maio de 2017, no momento ideal. Sem cansaço ou frustração, sem dinâmicas forçadas. Saiu em alta, para que deixasse saudade. Éramos dois jovens a trabalhar em prol do bem público, mas com exames escolares no horizonte. A despedida aconteceu na mó de cima.

Face à incapacidade de compatibilizarmos agendas, uma vez que a vida de jornalista me “amarra” e as lides políticas e desportivas te impedem, meu caro João Francisco – meu Xico – recebe este eterno obrigado pelo desafio lançado no final daquele julho. Estava ciente do potencial da sinergia, mas longe de imaginar a aventura que viveríamos a par, de um simples estúdio para algo muito grande. “A Tua Hora” provou que a vontade e a coragem derrubam preconceitos e apontam a um futuro de renovação, coexistência e cooperação.

Brindemos, assim que as agendas o permitam!

Parque Nacional Peneda-Gerês, 12 de agosto de 2025

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS