Bárbara Lopes, 23 anos, natural de Cucujães, é uma das quatro novidades, em relação à última convocatória do selecionador nacional de futebol feminino, Francisco Neto, para a dupla jornada da edição de 2025 da Liga das Nações. É a estreia absoluta, na seleção A feminina, da defesa-central, canhota, que atua, pela terceira época consecutiva, o SCU Torreense.
“A Bárbara tem feito um percurso de seleção, tem estado connosco em vários períodos das camadas jovens. Na transição para sénior, andou a reencontrar-se, encontrou lugar dentro de campo em que tira o melhor das suas capacidades. Pé esquerdo acrescenta muito, precisamos disso, tem feito época muito positiva no Torreense e era o momento de a trazer para trabalhar connosco”, justificou o técnico durante o anúncio da convocatória.
A seleção portuguesa defrontará a Inglaterra no dia 21 de fevereiro, pelas 19h45, Estádio do Municipal, em Portimão, às 19h45. No dia 26 de fevereiro defrontará a seleção belga, no Stadion Den Dreef, em Leuven, na Bélgica, pelas 19h15.
Bárbara Lopes começou a jogar na época 2012/2013, com 10 anos, nos sub-11 do AC Cucujães. Permaneceu no clube da freguesia de onde é natural até à época 2017/2018 fazendo parte da equipa de juniores femininos. Na época seguinte voou para o Sporting CP onde permaneceu durante mais três temporadas, antes de sair o Amora FC em 2022/2023. Quatorze jogos e três assistências depois é recrutada pelo SCU Torreense fazendo com que a época não fosse terminada no clube da margem sul do Tejo.
Esta é a terceira época que a jogadora natural de Cucujães joga de grená. Já atuou em 21 jogos, marcou um golo e tem uma assistência.
Orgulho cucujanense
O AC Cucujães não deixou este momento histórico em branco. Nas redes sociais o clube partilhou uma imagem de Bárbara Lopes com a camisola do clube cucujanense ao peito e demonstrou orgulho pela primeira chamada da jovem jogadora à seleção nacional.
“Este é um momento de enorme orgulho para o nosso clube e para todos os que acompanham a sua trajetória”, pode ler-se na mensagem.