O surto do COVID-19 também está a afetar a área da restauração. Numa altura em que se discute a importância do Governo em decretar o encerramento dos restaurantes no nosso país, alguns dos principais e mais conhecidos espaços no nosso concelho decidiram avançar para a a decisão mais sensata: o encerramento de provas.
O Las Vegas, em Nogueira do Cravo, decidiu encerrar portas no domingo, dia 15, e comunicou a decisão de uma forma sui generis, recordando momento passados em que se mantiveram firmes.
“Estima-se que em 2008 terão encerrado 10 mil restaurantes em Portugal com a crise do “subprime” Nós não encerramos e “SOBREVIVEMOS”! Entre 2011 e 2015 com o aumento do IVA, estima-se que terão encerrado mais de 40 mil restaurantes. Nós não encerramos e “SOBREVIVEMOS”! Em finais de 2019 surge um coronavirus, posteriormente identificado como Covid19, que se propaga ao longo do planeta com consequências catastróficas.
Nós encerramos, por respeito à nossa equipa, parceiros, clientes e comunidade. Nós encerramos, mas…… “SOBREVIVEREMOS”! Como diria um dos nossos fundadores, isto é café pequeno! Brasileiro tem esse jeito de ser otimista e nós nunca o perderemos. Até Breve, AQUELE ABRAÇO do Time do Las Vegas. De 1971 – até quando os nosso clientes quiserem”, lê-se no comunicado publicado na página de Facebook do restaurante.
O restaurante Brasão de Azeméis també, comunicou nas suas redes sociais a decisão de encerrar portas devido ao surto do vírus COVID-19, e assim seguir as indicações da Direção Geral de Saúde.
“Dados os recentes acontecimentos decorrentes do surto provocado pelo Coronavírus COVID–19, e no sentido de proteger os nossos colaboradores e clientes, a Administração do Brasão de Azeméis decidiu encerrar o Restaurante e Take Away por um período indeterminado. Comunicaremos a reabertura, assim que estiverem reunidas as condições para o fazer”, pode-se ler na sua página de Facebook.
A gerência do restaurante Dom Filipe também optou por tomar a mesma decisão, divulgando-a em comunicado: “COMUNICADO. A gerência do Restaurante Dom Filipe informa os estimados clientes que perante o atual estado de alerta devido á propagação do vírus Covid-19 tomou a decisão de encerrar os seus serviços temporariamente. É da nossa responsabilidade proteger toda a nossa equipe assim como todos os clientes que connosco se cruzam diariamente. * Devemos no entanto esclarecer que não existe nenhum elemento infectado (do nosso conhecimento) sendo simplesmente uma atitude reflectida e ponderada apesar de todas as consequências e prejuízos que desta resultem. Esperamos que a situação se resolva o mais rápidamente possível o que depende de todos nós”.
+ Ler Mais: Estabelecimentos comerciais encerrados e com horários reduzidos
O Brasão de Azeméis e o Dom Filipe eram dois dois restaurantes aderentes do Fim-de-Semana Gastronómico que acontecerá entre os dias 27 e 29 de março, mas desta forma é a primeira baixa confirmada para este evento sobre qual ainda não foi noticiado nenhuma intenção de ser cancelado por parte da organização a cargo do Turismo Porto e Norte de Portugal.