A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, a Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) e 13 parceiros do Turismo Industrial assinaram na quinta-feira, dia 2 de março, a declaração de colaboração no âmbito do projeto “OAZ Turismo Industrial” lançado pela autarquia em maio de 2022.
A cerimónia decorreu no espaço do TPNP, no âmbito da Bolsa de Turismo de Lisboa que decorre até este domingo, 5 de março, e onde o município oliveirense está presente, tendo já recebido a visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
“Esta assinatura é um passo fundamental para a projeção que pretendemos com o nosso projeto de turismo industrial, articulando-o com a rede de oferta de turismo industrial a nível nacional”, refere o presidente da Câmara, Joaquim Jorge.
Segundo o documento assinado, a Câmara Municipal e a Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal apoiarão “o trabalho de qualificação e promoção dos serviços de turismo industrial do parceiro” cabendo às empresas parceiras a sua disponibilidade em colaborar com todas as partes no “desenvolvimento de iniciativas que concorram para a estruturação e promoção da rede regional e nacional”.
O compromisso assinado pelos subscritores contempla ainda a disponibilização, de forma articulada, de informação clara e atualizada sobre a oferta de turismo industrial nos respetivos websites.
Além do município e do TPNP, assinaram a declaração de colaboração mais 13 parceiros:
- Aspock
- Ferpinta
- Polisport
- Simoldes Group,
- SLM Group
- Novarroz – Produtos Alimentares SA
- Colmol
- Silampos
- Vitorino Coelho Sapatos
- Luis Onofre
- Berço Vidreiro
- Parque Temático Molinológico
- Atelier Paulo Neves
O projeto do Turismo Industrial de Oliveira de Azeméis pretende valorizar as potencialidades da indústria e do património associado a ela promovendo os seus produtos distintivos e a marca Azeméis a nível nacional e internacional.
São objetivos ainda do projeto captar mais visitantes gerando fluxos turísticos e proporcionar experiências únicas e inesquecíveis aos turistas sobre o saber fazer das indústrias oliveirenses bem como reviver atividades e espaços que integram o passado do património industrial oliveirense.