Pela 15ª vez, e durante uma semana – entre os dias 3 e 8 de julho de 2023 -, a cidade de Oliveira de Azeméis volta a receber concorrentes oriundos de várias partes do país e do estrangeiro para participarem naquele que é o maior concurso musical do género realizado em Portugal no que se refere ao número de participantes e de edições já realizadas.
Para o presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, “este é um evento que é já uma grande referência no nosso país e cada vez mais apetecido por jovens músicos de outros países”.
Desde que foi criado em 2006 como um evento de base local, e depois nacional, o concurso foi-se afirmando atingindo a internacionalização “através de um percurso extraordinário de consolidação que se reflete hoje na sua qualidade”, refere o responsável da autarquia.
Para o diretor do Concurso, professor Manuel Silva, “a realização de um evento com as características do Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro de Oliveira de Azeméis representa a valorização local, nacional e internacional da cultura musical que se vive de forma constante no concelho ”