O Carnaval Oliveirense, evento realizado em pareria entre a autarquia de Oliveira de Azeméis e a FAMOA (Federação das Associações do Município de Oliveira de Azeméis), tem data agendada para este ano de 2026: terça-feira, dia 17 de fevereiro. Mas há uma ideia clara de que o evento tem grande probabilidades de ser adiado devido às condições climatéricas.
O executivo camarário aprovou em reunião um apoio de 15 mil euros para a realização do evento (orçamento que tem vindo a ser repetido ao longo dos últimos anos), e o presidente da autarquia, Joaquim Jorge, ao mesmo tempo que divulgava a data prevista para a realização do Carnaval Oliveirense, dia 17 de fevereiro, avançava que havia uma grande probabilidade que as condições climatéricas que têm assolado o país obrigararão ao adiamento do evento.
Na edição do último ano, participaram no corso carnavalesco perto de 700 figurantes – recorde aqui o Carnaval Oliveirense de 2025 – e este ano a expectativa é a mesma. O corso vai voltar a passar este ano, a partir das 15h00, pelas principais artérias da cidade dando vida a um carnaval com traços marcados de entrudo popular, onde a sátira e o samba se misturam, através da criatividade dos grupos formais e informais inscritos, provenientes do movimento associativo do concelho.
Percurso do corso:
Rua Luís de Camões (início)
Avenida Dr. Aníbal Beleza
Rua Manuel Brandão
Avenida Cesar Pinho
Avenida Dr. António José de Almeida (final)

