Carla Seco sucede histórica Maria Antonieta Sobral na presidência da Comissão de Melhoramentos Locais de Palmaz

Sucessão. A nova líder conta com “uma equipa jovem, multidisciplinar, com diferentes valências e background”. Para “fazer mais e melhor” pela comunidade de Palmaz.  

0

Carla Seco é a nova líder da direção da Comissão de Melhoramentos Locais de Palmaz (CMLP), sucedendo à histórica presidente Maria Antonieta Sobral. Tem 45 anos, é natural de Palmaz e licenciada em Economia, contando com um percurso profissional ligado ao setor dos cuidados de saúde onde desempenhou funções diretivas tanto a nível nacional como ibérico.

Publicidade

Carla Seco e os restantes elementos dos órgãos sociais para o mandato 2022-2025 foram eleitos a 30 de março e tomaram posse a 7 de abril. E, como a própria referiu em declarações ao Azeméis.Net, formam “uma equipa jovem, multidisciplinar, com diferentes valências e background”.

Carla Seco é a nova presidente da Comissão de Melhoramentos Locais de Palmaz.

Ainda de acordo com a responsável diretiva, os novos corpos gerentes da CMLP estão “orientados para promover respostas sociais e iniciativas inovadoras adequadas e sustentáveis tendo em consideração o tecido social e as necessidades específicas da nossa comunidade”. A ideia é “garantir e contribuir para uma dinâmica de bem-estar social, psicológico, biológico e cultural de cada um dos indivíduos e da comunidade no seu todo”, o que ainda faz mais sentido nos tempos de crise pandémica que se vivem.

Segundo a atual presidente da CMLP, “a pandemia fez com que o individuo e consequentemente a sociedade olhassem mais para si e para dentro de si, fomentando o isolamento”. E, assim sendo, presente e futuramente, “todos os projetos de índole social são ainda mais desafiantes, tanto pela parte humana como pela financeira”.

Nesta “nova fase [pós Covid]” da sociedade e também da instituição, a equipa liderada por Carla Seco espera “ter a estreita colaboração, parceria e boa relação institucional e estamos confiantes que, em conjunto com as autoridades locais e atores privados, em particular o tecido empresarial, poderemos fazer mais e melhor pela nossa comunidade”.

CENTRO DE CONVÍVIO COM LISTA DE ESPERA
Fundada por um grupo de cidadãos de Palmaz a 23 de março de 1994, tendo em vista “dinamizar o desenvolvimento da freguesia nas suas mais variadas facetas”, a Comissão de Melhoramentos Locais está hoje instalada na antiga Escola Soares Basto situada na freguesia, após cedência do edifício escolar por parte do Município de Oliveira de Azeméis.

Aquela que começou por ser a Escola de Artes e Ofícios Soares Basto, entre 1924 e 1931, e acabou por se transformar em 1932 na escola primária Soares Basto, que curiosamente teve como última docente Maria Antonieta Sobral, ganhou uma nova vida, em julho de 2012, com a inauguração do Pólo Multigeracional “Com Vida”.

Criado pela CMLP em parceria com a edilidade, este espaço encontra-se aberto diariamente de segunda a sexta-feira, disponibilizando a oferta de diversas atividades lúdicas, formativas, científicas e desportivas. As suas áreas de atuação estão segmentadas em cinco grandes vetores: Animação (local das artes plásticas por excelência), Digital (informática e multimédia), Movimento (aulas de dança e ginástica), Imaginário (dedicado aos mais pequenos) e Museu Vivo. Promover o são convívio e a troca de saberes entre diferentes gerações, ao mesmo tempo que se combate o isolamento social, é o objetivo.

Já em 2013, a CMLP abriu o Centro de Convívio, uma resposta social direcionada para todos os palmacenses com mais de 60 anos, residentes na freguesia, com autonomia, agilidade física e mental, capazes de participar ativamente em atividades sociais, culturais e desportivas.

Os serviços prestados visam promover a participação e integração social, fomentar as relações interpessoais e multigeracionais, combatendo a solidão e prevenindo o isolamento a que esta população está sujeita.

Conforme adiantou Carla Seco ao nosso jornal, atualmente têm quase três dezenas de utentes no Centro de Convívio, havendo lista de espera.

Na antiga Escola Soares Basto, a CMLP promove o são convívio entre diferentes gerações.
Maria Antonieta Sobral presidiu a Comissão de Melhoramentos de Palmaz desde a sua fundação.

___
Órgãos Sociais para o mandato 2022-2025

Direção

Presidente: Carla Seco  

Vice-presidente: Cátia Monteiro

Secretária: Liliana Nogueira

Tesoureira: Sara Bastos

Vogal: António Pinto

Assembleia-geral

Presidente: João Faria

Primeiro Secretário: José Mortágua

Segundo Secretário: Ricardo Ascensão

Conselho Fiscal

Presidente: Arlindo Oliveira

Vogal: Ana Oliveira

Vogal: Raquel Martins

*Reportagem publicada na edição número 3 do jornal Azeméis.Net

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui