Segunda-feira, 3 de Outubro de 2022
Segunda-feira, 3 de Outubro de 2022
Publicidade

Beleza do Parque de La Salette inspira participantes do Entr’Artes

O ex-líbris da cidade de Oliveira de Azeméis é (definitivamente) a casa do maior evento de artes do concelho.

A 12.ª edição do Entr’Artes voltou a juntar artistas de várias áreas: pintura, escultura, literaturas, uma performance de estátua viva, e foi animada por vários projetos culturais do concelho. Pelo segundo consecutivo (e tudo indica que assim irá continuar em próximas edições) aquele que já é considerado como o maior evento de artes do concelho realizou-se no Parque de La Salette, inspirando a produção artística de dezenas de participantes que apresentaram excelentes resultados finais.

Publicidade

João Marrocos, de Caminha, participante desde a primeira edição, e Angelez Martinez, de Tui (Espanha), estreante no evento e que deu o toque internacional Entr’Artes, protagonizaram uma parceria luso-galega, e deram vida a um “dípico”, dois quadros que se complementam, mostrando o lago e o Santuário de Nossa Senhora de La Salette.

Angelez Martinez (ao lado esquerdo), e João Marrocos (ao lado direito) protagonizaram uma dupla luso-galega | FOTO: Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis

Este é um evento que tem cativado artistas forasteiros, mas há artistas do concelho que também marcam presença. O conhecido artista plástico oliveirense, Albano Ruela, que produz arte através de material reciclado, participou no Entr’Artes com a criação da obra “Toxidade”, que foi produzida a partir de uma máscara de quem sofre de apneia do sono.

Hermínio Sousa, de Gondomar, escultor de madeira, fez nascer um mocho durante as oito horas de evento, sendo um dos únicos a trabalhar nesta arte neste evento. Os visitantes também puderam ver a arte de uma estátua viva, que cada vez em que era depositada uma moeda, fazia embalar o carrinho de bebé enquanto lia um livro.

Escultor Hermínio Sousa, de Gondomar, deu vida a um mocho
Performance de Estátua Viva

A literatura ganhou destaque no Entr’Artes através de um espaço da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro onde estão reunidas obras de vários escritores oliveirenses.

___
Projetos Culturais oliveirenses animaram Entr’Artes

Fábrica de Artes
Tuna Universidade Sénior
Desafio d’Arte

Escola de Dança Diana Rocha

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Relacionados

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS