A proposta do Orçamento de Estado para 2025 indica que autarquia de Oliveira de Azeméis irá receber 7,9 milhões de euros referente ao Fundo de Financiamento de Descentralização (FFD). Este valor diz respeito apenas à educação, e Azeméis é o terceiro concelho do distrito de Aveiro que receberá a maior verba, atrás de Santa Maria da Feira e Aveiro.
O Fundo de Financiamento de Descentralização (FFD) incluindo no Orçamento de Estado para 2025 é a figura de financiamento da descentralização e atribuição de competência do estado central nas autarquias, concretamente nas áreas da educação, saúde, ação social e cultura. A educação é o setor que consome a maior fatia do valor global.
Santa Maria da Feira é o concelho do distrito de Aveiro que absorve uma maior verba para a área da educação (12,1 milhões de euros). Segue-se Aveiro com 8 milhões de euros, e Oliveira de Azeméis receberá apenas menos 100 mil euros do que a capital de distrito. A lista fica completa com Águeda (6 milhões), Ovar (5,4 milhões), Espinho (5,2 milhões), São João da Madeira (4,3 milhões), Ílhavo (3,7 milhões), Oliveira do Bairro (2,8 milhões) Estarreja (2,7 milhões), Vagos (2,7 milhões), Arouca (2,6 milhões), Albergaria (2,6 milhões), Mealhada (2,3 milhões), Anadia (2,3 milhões), Castelo de Paiva (2,2 milhões), Vale de Cambra (2,1 milhões), Murtosa (1,3 milhões), Sever do Vouga (1,3 milhões).