As notícias sobre a declaração de insolvência da Schmidt Light Metal Group de Oliveira de Azeméis provocaram uma reação formal por parte da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. Além de considerar que representar “uma perda significativa para a economia local, regional e nacional”, o presidente da autarquia, Joaquim Jorge, avançar mesmo quase trata de um duro golpe para a competitividade industrial.
“Esta situação representa um duro golpe para a competitividade industrial e, sobretudo, para a vida dos cerca de 500 trabalhadores que poderão enfrentar uma situação de desemprego. Ciente do impacto social e económico desta decisão, a autarquia manifesta a sua solidariedade para com todos os trabalhadores e suas famílias e reitera o seu compromisso em prestar todo o apoio necessário neste momento difícil”, afirma Joaquim Jorge.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis garante que continuará a acompanhar de perto a evolução deste caso, “mantendo diálogo com as entidades competentes e procurando soluções que minimizem os impactos desta insolvência para os trabalhadores e para a comunidade em geral”.
Gabinete de Inserção Profissional (GIP) disponibilizado
Uma das primeiras ações da autarquia perante a situação foi o de disponibilizada os serviços do Gabinete de Inserção Profissional (GIP) “para prestar esclarecimentos sobre os apoios existentes e auxiliar os trabalhadores na procura ativa de novas oportunidades de emprego. Em articulação com o GIP, serão ainda acionados os mecanismos da Divisão de Desenvolvimento Social para apoiar aqueles que se encontrem em situação de especial vulnerabilidade”.