Nos próximos dias a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis irá convidar, presencialmente, 900 comerciantes para participarem na jornada de reflexão sobre o comércio local que está agendado para o dia 4 de setembro, anunciou o presidente da autarquia oliveirense, Joaquim Jorge, na última reunião de executivo camarário.
“Trata-se de uma experiência piloto. Os convites serão endereçados aos comerciantes da malha urbana, que identificada. Queremos fazer uma reflexão. O diagnóstico é fácil de fazer. O mais difícil é elencar medidas que façam inverter o atual estado do nosso comércio local. Queremos avançar com um plano de ação, estratégico de revitalização do comércio local”, afirmou Joaquim Jorge.
A Câmara Municipal, adiantou o autarca, “já está a trabalhar há algum tempo neste tema”, estando já “elencadas algumas medidas”. Mas a autarquia não quer avançar as medidas no momento. “Mas não queremos apresentar estas medidas. “Queremos ouvir os nossos comerciantes, ouvir os seus contributos, e depois juntar os seus contributos aos contributos da autarquia para termos um plano de ação que resultará uma visão conjunta que pretendemos para a modernização e revitalização do nosso comércio. O futuro comercial depende de todos nós”, acrescentou.
Plano a ser executado já 2025
A jornada de reflexão vai servir também para discutir a forma como os comerciantes se poderão envolver ativamente nos grandes eventos da cidade, como o Mercado à Moda Antiga, Noite Branca e o Natal. E o objetivo é implementar parte do plano já no próximo ano de 2025.
“Queremos plasmar no orçamento de 2025 uma verba para poder já despontar algumas medidas do plano estratégico para o comércio local”, concluiu o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.