Financiado pelo Fundo Ambiental e envolvendo a Área Metropolitana do Porto e a Agência Portuguesa do Ambiente, a autarquia de Oliveira de Azeméis iniciou um projeto-piloto de rega sustentável em alguns jardins e rotundas do núcleo central da cidade, que substitui os tradicionais sistemas de rega por outros de menor consumo.
Os locais onde foi instalado este novo sistema são: jardins localizados na praça José da Costa, largo de S. Miguel, jardins adjacentes a esta zona, igreja matriz, parque César Guedes, praça da cidade, largo Adília Alegria, rotunda do Milénio e parque inclusivo.
Para além de funcionar com um sistema de rega inteligente, é também um sistema automatizado com acesso a uma plataforma de gestão, permitindo uma irrigação mais eficiente e eficaz, mais amiga do ambiente e otimizadora de recursos, refere a autarquia.
Em comunicado, a câmara municipal explica que o novo sistema de rega possibilita ainda, a deteção de anomalias no sistema, roturas, entupimentos ou faltas de energia, permitindo isolar os circuitos onde há um consumo indevido, sendo possível guardar a informação tendo também acesso ao histórico de rega.
Uma resposta
Boa iniciativa. Mais vale tarde que nunca.