A candidata da coligação “Pelas Pessoas” (PSD/CDS-PP), Carla Rodrigues, apresentou as suas primeiras ideias e promessas na sexta-feira, 27, dia em que apresentou a equipa que concorrerá consigo à liderança da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. Educação, economia, e rede de água e saneamento foram os três pontos principais apontados no seu discurso.

Publicidade

“Vivemos em pandemia e precisamos de recuperar o nosso concelho, as nossas empresas, o nosso tecido social e associativo, as nossas coletividades, as nossas pessoas. Precisamos de emprego, ação social, de educação de saúde, de desenvolvimento económico, de cultura, de ambiente. Teremos um programa voltado para as necessidades das pessoas assentes nos pilares desta candidatura: sustento, saber e saúde”, começou por dizer a candidata.

Seguiu-se a primeira promessa: a criação de um gabinete de diplomacia económica. “Posso assegurar que haverá um verdaeiro gabinete de diplomacia económica nesta Câmara Municipal para o auxílio que as nossas empresas precisam, e que cativará investimento e investidores, não só na área empresária, mas também na área cultural e social”, prometeu

Ainda no domínio das empresas, Carla Rodrigues garantiu que caso a sua equipa seja vencedora nas próximas eleições autárquicas dotará as zonas industriais do concelho “de acessibilidade e de infraestruturas necessárias para a fixação dessas empresas” e haverá “incentivos fiscais para a captação de investimento”.

Apesar do primeiro ponto focado ter sido a área da economia, a prioridade da candidatura de Carla Rodrigues é a educação. Nesta área prometeu a criação a elaboração de uma carta educativa. “Teremos a educação como prioridade. O desenvolvimento e potenciação do contrato interadministrativo da delegação de competências, a criação de um verdadeiro projeto educativo municipal, a elaboração da nossa carta educativa, e a dotação de condições dignas para as nossas escolas”, afirmou.

Sei qual seria o discurso mais fácil, mas sei que a responsabilidade não me permite fazer esse discurso

Carla Rodrigues sobre a rede de água e saneamento no concelho de Oliveira de Azeméis.

Carla Rodrigues abordou também uma das áreas que mais polémica gerou na governação de Joaquim Jorge: os preços das faturas de água. “Sei qual seria o discurso mais fácil, mas sei que a responsabilidade não me permite fazer esse discurso. Tudo faremos, no entanto, para garantir água e saneamento a preços mais acessíveis a todos e garanto que estamos dispostos a romper o que for preciso romper para alcançar isso. Não temos amarras, compromissos ou lealdade. O que conta é o interesse público e tudo faremos para o defender”, prometeu.

As outras promessas anuciadas por Carla Rodrigues, que estarão incluídos no programa eleitoral a ser divulgado em breve, passa pela criação de “verdadeiras políticas para os nossos mais velhos, onde o envelhecimento ativo, a intergeracionalidade do saber, a criação de condições para longevidade, mas com qualidade de vida”, pelo auxílio às “instituições, coletividades e clubes” do concelho que “têm de ser olhados como parceiros com o respeito que merecem”.

O desenvolvimento urbano estará também incluído no programa eleitoral de Carla Rodrigues. “Os estudos estão feitos, as ideias existem. Sabemos o que é preciso. É preciso é coragem e arrojo para rasgar o que for preciso. Definir um verdadeiro projeto urbanístico para a nossa cidade e criar condições de captação de jovens, investimento e vida para que o adormecimento e marasmo que tanto nos queixamos deixem de ser palavras associadas ao nosso concelho”, afirma.

Carla Rodrigues considera ainda que os presidentes das juntas de freguesia do concelho “não podem continuar a ser tratar como pedintes e a ver o melhor investimento a ser mal distribuído, mal aplicado, e a ser canalizado sempre para o mais local”. E conclui: “É preciso uma harmonização do nosso investimento”.

AZEMÉIS.NET é o jornal online de Oliveira de Azeméis (criado em agosto de 2019) pensado em promover o que de melhor se faz no concelho. É um projeto que olha para o território, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui