O filme de animação “O Antiquário” do realizador de Oliveira de Azeméis Manuel Matos Barbosa foi distinguido com o principal prémio da competição internacional do MA Beach Film Festival, decorreu este ano em Cururupu, no Estado do Maranhão, no Brasil, estendendo as suas exibições e atividades por várias comunidades O cineasta oliveirense recebeu ainda para Prémio de Melhor Roteiro.
“O Antiquário” é uma adaptação do realizador ao cinema de um conto de Fialho de Almeida, protagonizado por um velho e mesquinho antiquário, parco em palavras. A história do filme acontece quando na coleção do velho Vicente, falta a píxide da Misericórdia que tanto e tão profundamente admirava.
Com a voz do ator Ruy de Carvalho e a música de Joaquim Pavão, “O Antiquário” foi animado sobe a direção de Manuel Matos Barbosa e João Oliveira, editado por António Osório, administração de produção de Júlia Rocha, com Eunice Castro, Beatriz Vital, Sérgio Reis e Ricardo Batista. O filme foi produzido no estúdio de animação de Avanca, com produção da Filmógrafo e Cine-Clube de Avanca.

Uma resposta
Um abraço ao amigo Matos Barbosa, sempre jovem nestas andanças do cinema.
Os parabéns de um velho amigo, aqui das terras do Ribatejo.
Avelino A. Ferreira da Costa