O filme de animação “O Antiquário” do realizador de Oliveira de Azeméis Manuel Matos Barbosa foi distinguido com o principal prémio da competição internacional do MA Beach Film Festival, decorreu este ano em Cururupu, no Estado do Maranhão, no Brasil, estendendo as suas exibições e atividades por várias comunidades O cineasta oliveirense recebeu ainda para Prémio de Melhor Roteiro.
“O Antiquário” é uma adaptação do realizador ao cinema de um conto de Fialho de Almeida, protagonizado por um velho e mesquinho antiquário, parco em palavras. A história do filme acontece quando na coleção do velho Vicente, falta a píxide da Misericórdia que tanto e tão profundamente admirava.
Com a voz do ator Ruy de Carvalho e a música de Joaquim Pavão, “O Antiquário” foi animado sobe a direção de Manuel Matos Barbosa e João Oliveira, editado por António Osório, administração de produção de Júlia Rocha, com Eunice Castro, Beatriz Vital, Sérgio Reis e Ricardo Batista. O filme foi produzido no estúdio de animação de Avanca, com produção da Filmógrafo e Cine-Clube de Avanca.