No início de março, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, iniciou a sua Presidência Aberta. Será uma visita às 12 unidades de território que compõem o concelho em presidência aberta. Começou, no dia 9 de março, na freguesia de São Martinho da Gândara, situada a cinco quilómetros da cidade, com menos habitantes do Concelho, cerca de 1900, e onde predominam as atividades agrícolas. Seguiu-se, a 20 de março, a freguesia de Macieira de Sarnes.
“A ideia desta presidência aberta é a auscultação da população. Ou seja, nós pedirmos à população que nos ajude a refletir sobre as estratégias que precisamos implementar no nosso território para que ele se desenvolva. Portanto, em cada uma das freguesias, nada melhor de que os próprios habitantes para para colaborar connosco na reflexão que é necessário termos em relação ao futuro que queremos para as nossas freguesias”, explica Joaquim Jorge.
As nossas freguesias serão aquilo que nós tivemos capacidade para fazer agora
Joaquim Jorge, presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis
“Estarmos a falar de uma Presidência Aberta na Agenda 2035 onde cabe a nós antecipar o futuro e procurarmos tentar antever aquilo que será cada uma das nossas freguesias e aquilo que será o nosso território em 2035. Naturalmente que o nosso território, e que as nossas freguesias serão aquilo que nós tivemos capacidade para fazer agora e portanto é esse o grande desafio”, conclui.
Uma resposta
Estas iniciativas para fazer a população manifestar – se é muito importante para o desenvolvimento do concelho