A pouco menos de um ano da realização da Jornada Mundial da Juventude que (estima-se) irá reunir em Lisboa mais de um milhão de jovens, os símbolos das jornadas passaram pelo concelho de Oliveira de Azeméis… duas vezes. Este pode ser um momento único da vida católica para as atuais gerações, e foi vivido intensamente no nosso concelho por centenas de fiéis.
Os símbolos das Jornadas que passaram por Oliveira de Azeméis foram uma Cruz simples e crua e o Ícone de Nossa Senhora “Salus Populi Romani”. A Cruz das jornadas começou a sua peregrinação em 1983 e desde aí já visitou os cinco continentes e mais de noventa países. O Ícone foi introduzido por S. João Paulo II em 2003 e tem acompanhado a Cruz, desde esse ano.
A primeira vez que estes símbolos passaram pela cidade foi a 9 de outubro. A Vigaria de Oliveira de Azeméis e São João da Madeira foram os primeiros a receber os símbolos na zona Sul da Diocese do Porto. O bispo do Porto, D.Manuel Linda, esteve presente nesta passagem de testemunho, e que reuniu centenas de pessoas durante a peregrinação entre a Igreja Matriz de Oliveira de Azeméis a o Parque de La Salette.
Nos dias 11 e 12 outubro a Cruz e o Ícone de Maria passaram pelas 19 freguesias. As imagens e os testemunhos que o nosso jornal publica agora estão repletas de emoções.
Oliveira de Azeméis
“Que estes símbolos possam deixar uma marca esperança e que, independente sejamos jovens, ou não, mantenhamos um espírito jovem para assim ajudarmos a mudar o mundo”
Rui Luzes Cabral, vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis
“Que este momento fique gravado coração, e através do nosso coração fique gravado nesta cidade e na nossa comunidade”
Padre José Manuel Lima, pároco de Oliveira de Azeméis