A Azeméis.NET divulgou na tarde de ontem, sexta-feira, dia 26, na sua página de Facebook, registos fotográficos que mostravam a realidade de uma catástrofe ambiental no rio Ul. Uma enorme macha branca, com extensão de vários quilómetros, preenchia o rio que passa pelo concelho de Oliveira de Azeméis. As fotos que mostrávamos foram captadas no Parque Molinológio de Ul.
Ao final do dia, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis comunicou na sua página de Facebook tratar-se de um acidente confirmado por uma conhecida empresa de lacticínios em Oliveira de Azeméis. Alguns trabalhadores da empresa adiantam nas redes sociais que terão sido derramados 90 mil litros de leite ao rio Ul.
“Hoje, pelas 9h46, o município foi informado por uma unidade fabril do concelho de um derramamento de leite acidental, que se encontrava armazenado num tanque das suas instalações. No seguimento deste incidente, a própria unidade assumiu que não tinha sido possível evitar a contaminação do rio Ul, motivo pelo qual este apresentava um aspeto esbranquiçado. Não obstante, o problema ambiental que decorreu deste incidente e que muitos munícipes nos têm feito chegar, cabe-nos informar a população que a própria unidade fabril prontamente informou as entidades competentes, nomeadamente a ARH, sendo que o município deu também conhecimento escrito ao SEPNA (Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente) e à Associação de Municípios de Terras de Santa Maria”, pode-se ler no esclarecimento publicado nas redes sociais.
Várias pessoas que testemunharam o acidente na empresa de lacticínios relataram nas redes sociais que a contaminação de leite no rio Ul foi causado pela queda de um silo com capacidade para 200 mil litros, e adiantaram que não era possível evitar esta catástrofe porque tudo se aconteceu em poucos minutos. Isa Brandão explicou na caixa de comentários do esclarecimento do acidente na página de Facebook da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis que “o solo cedeu, e o tanque virou felizmente para o lado oposto da fábrica e onde não havia trabalhadores”.
Um leitor da Azeméis.NET enviou-nos uma foto que comprova o acidente
Apesar de o silo de leite que caiu ter capacidade para 200 mil litros, para o rio Ul terão sido derramados 90 mil tiros que chegaram lá através das condutas das águas pluviais.