A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) da Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga (ULSEDV) celebra o seu 7.º aniversário neste dia 23 de outubro de 2025. Inaugurada em 2018, sendo uma das primeiras do país a ser criada, a UHD da ULS EDV tem-se afirmado como um exemplo de sucesso nesta área, tendo tratado até ao momento, um total de 2.334 doentes, provenientes das diferentes áreas de internamento da Unidade Local de Saúde do Entre Douro e Vouga.
“Este percurso consolida o papel da unidade como referência em cuidados de proximidade e eficiência clínica”, assinala a direção da ULS EDV em comunicado.
Desde 2021, a UHD da ULSEDV tem vindo a desenvolver protocolos de cooperação com Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) da sua área de influência, permitindo levar cuidados hospitalares diferenciados a estes contextos.
Atualmente, a unidade mantém protocolo com sete ERPI, tendo já sido tratados 66 doentes, com resultados clínicos muito positivos, elevados ganhos em saúdee umíndice de satisfação superior por parte de doentes, famílias e instituições envolvidas. Esta colaboração tem-se destacado pela excelente articulação entre equipas, pela qualidade da resposta prestada e pelo reforço da confiança com as instituições parceiras.
“A UHD da ULSEDV tem vindo a promover reuniões com representantes das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) da região, com o objetivo de alargar a rede de cooperação existente. Esta iniciativa permite apresentar os resultados já alcançados, reforçar a importância da hospitalização domiciliária neste contexto e preparar a assinatura de novos protocolos de cooperação, de modo a expandir a capacidade de resposta e garantir cuidados hospitalares de qualidade a um número crescente de utentes institucionalizados”, revela a direção da ULS EDV.
Novos protocolos de cooperação
O dia do sétimo aniversário da Unidade de Hospitalização Domiciliária foi assinalado com a assinatura de novos protocolos de cooperação com Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI). A cerimónia, que reforça o compromisso da UHD com a proximidade e a inovação nos cuidados de saúde, é também momento de celebração e expansão do modelo de hospitalização domiciliária.
A assinatura dos novos protocolos decorreu neste dia 23 de outubro de 2025. Durante o evento foram formalizados novos protocolos de cooperação com Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI), reforçando o compromisso da ULSEDV com a proximidade, a inovação e a humanização dos cuidados de saúde, colocando o doente e o seu bem-estar no centro da sua missão.
A Hospitalização Domiciliária constitui uma resposta inovadora e humanizada do Serviço Nacional de Saúde (SNS), permitindo prestar cuidados hospitalares de qualidade no domicílio do doente, com o mesmo rigor assistencial do internamento convencional, mas num ambiente mais familiar e promotor do bem-estar.
“Esta modalidade traduz-se em ganhos efetivos em saúde, nomeadamente na redução de infeções nosocomiais, na melhoria da satisfação dos doentes e famílias, na otimização dos recursos hospitalares e na promoção de uma recuperação mais rápida e segura”, vinca a ULS EDV.

