A Câmara de Santa Maria da Feira aprovou esta segunda-feira a abertura de um segundo concurso público para execução do projeto do chamado Túnel da Cruz, depois de o primeiro ter ficado deserto, aumentando de 580 000 para 890 000 euros o valor-base do procedimento.
Foi em Oliveira de Azeméis que o ministro das Infraestruturas Miguel Pinto Luz garantiu o aval da obra do ambicionado Túnel da Cruz, tal como noticiado em primeira mão pelo azeméis.net, e que iria apoiar em parte o investimento global desta obra que é estimado em “15 a 20 milhões de euros”.
O estudo prévio para o Túnel da Cruz já teve o aval da Infraestruturas de Portugal, sendo que o investimento global para o efeito, até conclusão efetiva da obra, está estimado em “15 a 20 milhões de euros”.
Na primeira tentativa de encontrar um empreiteiro no mercado que aceitasse o valor de 580 mil euros, o concurso ficou deserto. Agora o valor proposto e substancialmente maior. A autarquia feirense incrementou 310 mil euros ao valor inicial.
O reforço financeiro aprovado por unanimidade de PSD e PS tem o objectivo de é impedir que se repita a situação do primeiro concurso, que no passado mês de fevereiro terminou sem propostas válidas.
“É do conhecimento público que, neste momento, os municípios de Norte a Sul do país enfrentam dificuldades significativas na contratação de projetos e empreitadas, devido ao elevado volume de investimentos públicos em curso no âmbito do Portugal 2030 e do Plano de Recuperação e Resiliência”, afirma o presidente da autarquia, Amadeu Albergaria.
Facilidade no acesso à A1
A obra em causa tem a designação formal de “Projeto de Requalificação Urbana da Zona da Cruz na EN 223 – Ligação ao Nó da A1 e Desnivelamento da EN 223 do Km 21+600 ao Km22+100, em Santa Maria da Feira” e tem como grande propósito acabar com dois grandes constrangimentos nessa zona.
Em primeiro lugar, visa atenuar as dificuldades viárias na circulação entre a zona da cidade mais próxima da autoestrada e os acessos às freguesias periféricas do concelho, assim como aos municípios de São João da Madeira, Arouca e Oliveira de Azeméis; em segundo, pretende eliminar a barreira urbanística entre o centro da cidade da Feira e a urbanização dos Passionistas, que é uma das zonas do concelho com maior crescimento habitacional em anos recentes e tem na referida EN 223 uma barreira física à fluidez de circulação viária e pedonal.
Logo que tomou posse como presidente da Câmara em março de 2024, na sequência da renúncia de Emídio Sousa ao cargo após a sua eleição para o Parlamento, Amadeu Albergaria incluiu na sua lista de prioridades o Túnel da Cruz – que, no subsolo, facilitará o atravessamento rápido da cidade entre as portagens e outras freguesias e concelhos da região, e, à superfície, ficará reservado para trânsito local e espaços verdes, mediante um arranjo urbanístico destinado a unir a cidade ao bairro dos Passionistas.
É essa mudança que o autarca social-democrata se propõe viabilizar ao reforçar a verba disponível para o projeto da empreitada. “Queremos garantir as melhores condições para atrair [ao concurso público] uma equipa técnica qualificada, capaz de desenvolver com rigor esta obra estratégica para a mobilidade urbana e para o desenvolvimento sustentável do nosso concelho”, explica Amadeu Albergaria.