Domingo, 8 de Dezembro de 2024
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Túnel da Cruz em Santa Maria da Feira é mesmo para avançar, diz ministro das Infraestruturas

> Miguel Pinto Luz garantiu em Oliveira de Azeméis que a obra ansiada pelos feirenses irá ser uma realidade.
Projeto para o novo túnel da Cruz em Santa Maria da Feira
Projeto para o novo túnel da Cruz em Santa Maria da Feira

O ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, disse na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro que o Túnel da Cruz, em Santa Maria da Feira será mesmo para avançar. Esta é uma obra há muito ansiada pelos feirenses, e que permitirá uma maior fluidez do trânsito dirigido a Oliveira de Azeméis, São João da Madeira e Arouca. O acordo total só está preso por detalhes.

A obra tem o aval da empresa pública Infra-estruturas de Portugal, que já aprovou o respectivo estudo prévio, e contava também com o apoio do Ministério das Infra-estruturas e Habitação do governo socialista, com o qual Amadeu Albergaria reuniu para o efeito logo após a sua tomada de posse em março. O presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira também já reuniu com Miguel Pinto Luz para abordar este assunto. Foi o próprio governante que revelou durante o encontro com os sociais-democrata em Oliveira de Azeméis para falar sobre o Orçamento de Estado 2025.

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“Já estive com o presidente da Câmara e a obra é para avançar. Só ficou por acertar em concreto a percentagem de financiamento”, revelou Miguel Pinto Luz, indicando assim que obra terá a participação do Governo.

A autarquia já revelou que a obra que irá a concurso público terá um valor-base de 580 mil euros.
“Todo o procedimento será articulado com a Infra-estruturas de Portugal, consoante definido no acordo de colaboração, mas os custos associados à execução deste projecto são assegurados pela câmara municipal e, de acordo com o caderno de encargos do concurso público, têm um valor-base de 580.000 euros”, referiu Amadeu Albergaria em declarações recentes à comunicação social.

A zona em questão é a da envolvente ao nó da A1 na Feira, na confluência entre a saída da auto-estrada e os acessos à zona industrial do Roligo, à Avenida Sá Carneiro (que é a principal artéria comercial da cidade) e a áreas residenciais a que em determinados horários não é possível aceder sem primeiro passar por filas extensas, de velocidades na ordem dos 20 quilómetros por hora.

A intervenção prevê a criação do Túnel na EN 223 (do KM22.60 ao Km 22.10), a criação de “grande praça” na cidade à superfície do túnel, a melhoria de acessos: duplicar o nó da A1, acessos ao Hospital S. Sebastião, nó de Picalhos e criar uma “nova” entrada norte, na Avenida da Europa.

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