Bárbara Lopes, natural de Cucujães, fez história ao tornar-se a primeira jogadora do concelho de Oliveira de Azeméis a disputar e a conquistar uma final da Taça de Portugal de futebol feminino, no Estádio do Jamor. E numa história surpreendente. Bárbara Lopes representou alinhou pela equipa do SCU Torreense que surpreendeu ao derrotar o SL Benfica, vencedora do o troféu na última época, por 2-1, após prolongamento, este sábado, dia 17 de maio.
Aos 23 anos, cumpre a sua terceira época na equipa de Torres Vedras, e este ano tem sido particularmente especial para a jogadora natural do concelho de Oliveira de Azeméis. A conquista da sua primeira Taça de Portugal surge na mesma época que foi chamada pela primeira vez para a seleção nacional.
Bárbara Lopes começou a dar os primeiros pontapés na bola na época 2012/2013 ao serviço do AC Cucujães, onde permaneceu por seis temporadas, antes de ser transferida para o Sporting CP. Na época 2022/2023 foi transferida para o Amora, mas a meio da temporada mudou-se para Torres Vedras, onde tem assumido um papel crucial. No final da Taça de Portugal jogou os 120 minutos, sendo uma peça importante na estratégia montada pelo técnico Gonçalo Nunes.