No próximo mês de dezembro completam-se quatro anos sobre o anúncio do projeto para a requalificação da GNR de Cesar. Completam-se também dez meses sobre o momento em que o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, anunciou em reunião de executivo municipal disse julgar haver condições para que as obras arrancassem ainda durante o ano de 2024. A verdade é que a GNR de Cesar continua a ser uma obra adiada, e, segundo o secretário de Estado da Administração Interna, Telmo Correia, o ónus da responsabilidade está do lado da autarquia oliveirense, uma vez que terá de entregar o projeto corrigido.
Em resposta a uma interpelação do deputado do PSD Almiro Moreira, eleito pelo círculo eleitoral de Aveiro, o secretário de Estado da Administração Interna, Telmo Correia, confirmou a construção, de raiz, do novo posto da GNR de Cesar, informando que a secretaria geral daquele ministério “aguarda remessa do projeto de execução corrigido, a cargo do Município de Oliveira de Azeméis”.
Condições indignas
O deputado social-democrata disse, no dia 12 de novembro, no Parlamento estar convencido de que será este governo a construir o posto da GNR de Cesar, concelho de Oliveira de Azeméis. Intervindo na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública, o parlamentar social democrata relatou “mais uma visita” realizada às atuais instalações daquela força de segurança, que disse “indignas”.
“Em todos os atos eleitorais, todos os partidos, sem exceção, comprometem-se com esta justa reivindicação” – atirou Almiro Moreira, referindo-se ao ansiado novo posto da GNR, vincando que os deputados do PSD eleitos por Aveiro, nesta última campanha eleitoral, visitaram, “mais uma vez, este posto da GNR e verificaram, mais uma vez, as condições indignas e precárias das instalações, que são alugadas”.
Esperança no atual governo
Almiro Moreira disse ter a convicção de que “se não for este governo a fazer esta obra, não temos esperança de que outro venha a fazê-la”, aproveitando a audição da ministra da Administração Interna para questionar a governante sobre se “podemos dizer aos oliveirenses de Cesar que é desta que vamos ter um posto da GNR”.
O deputado aveirense recordou que, “há mais de 20 anos, um governo socialista, pela voz do ministro Jorge Coelho, prometeu a construção de um novo posto da GNR em Cesar se a Câmara adquirisse um terreno para o efeito”, para acrescentar que “o terreno foi adquirido de imediato, foi ainda pedido à Câmara Municipal que fizesse o projeto, a Câmara fez o projeto e neste entretanto há um pingue-pongue do projeto entre a Câmara Municipal e o MAI [Ministério da Administração Interna]”.
“O projeto está feito, o terreno está comprado. Só falta, mesmo, a decisão final”, concluiu Almiro Moreira.