O executivo municipal parte para o ano de 2025 com a ambição de dar mais um passo significativo na cobertura da rede de água e saneamento no concelho de Oliveira de Azeméis. O objetivo passa de subir mais oito pontos percentuais na taxa de cobertura total: dos 65% no final de 2024, para os 74% no próximo ano.
Estes números passarão ser realidade devido a “mais um fortíssimo investimento de 9,5 milhões de euros na criação destas infraestruturas básicas, que irão beneficiar desta vez, os 5000 habitantes das freguesias de Carregosa e Pindelo”, informou o presidente da autarquia oliveirense durante a inauguração da nova ETAR no Pinheiro da Bemposta.
O investimento no aumento da cobertura da rede de água e saneamento nas freguesias de Carregosa e Pindelo está incluído no pacote que inclui a construção de uma nova ETAR na freguesia de Pindelo, orçada em 1,75 milhões de euros. A rede de água e saneamento obrigará a um esforço financeiro municipal de 7,25 milhões de euros.
“A Câmara Municipal vai avançar já com um aviso de candidatura ara as freguesias de Carregosa e Pindelo, onde o investimento será na ordem dos nove milhões de euros e incluirá mais uma ETAR”, revelou o presidente da autarquia em recente encontro com a comunicação social.
A autarquia reconhece as “baixíssimas coberturas de rede” nas freguesias em questão, e após conclusão do investimento passarão a ter uma taxa de serviço de pelo menos 90% ao nível da água e de 85% no que se refere a saneamento.“Esperamos lançar a obra no primeiro trimestre de 2025, mas existem muitos fatores que a podem atrasar”, admite o presidente da autarquia de Oliveira de Azeméis.