Uma das iniciativas que integra o programa de Comemorações dos 50 Anos de Abril é o Roteiro da Resistência Antifascista que se realizam nos próximos dias 4, 5 e 11 de maio, pelas 11h00, que será limitada a 20 participantes, em cada dia, que tem inscrição gratuita, mas obrigatória, e limitadas a 20 participantes, até à quarta-feira anterior ao dia do roteiro (na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, através do e-mail biblioteca@cm-oaz.pt , ou pelo telefone 256 607 177).
Os oliveirenses poderão conhecer os locais onde começou a democracia de Oliveira de Azeméis. A iniciativa consiste num roteiro com paragens por espaços da cidade de Oliveira de Azeméis que marcaram a resistência ao regime fascista, nos quais serão realizadas performances alusivas à época.
São locais que acolheram, entre 1969 e 1974, ações, eventos ou apenas conversas e trocas de ideias de agitação e consciencialização políticas durante o Estado Novo.
João Amorim, da URATE, e que já protagonizou as visitas encenadas ao Teatro Municipal de Oliveira de Azeméis, é responsável pelo texto e interpretação das visitas encenada aos locais berço da democracia do concelho. Terá ao seu lado a atriz Lara Santos e ainda a participação de meninas do Centro de Apoio Familiar Pinto de Carvalho e do Coro Infantil da Academia de Música de Oliveira de Azeméis.
A visita encenada tem início no Jardim Bento Carqueja, e a primeira paragem é na antiga casa “A Mercantil de Azeméis”, um dos espaços onde se conspirava. Este roteiro terminando no Jardim Público, onde a 1 de maio de 1974 se realizou a manifestação pelos direitos dos trabalhadores e de regozijo pela chegada da liberdade.