Sexta-feira, 29 de Novembro de 2024
Sexta-feira, 29 de Novembro de 2024

Musical “O Rei Leão” levou o talento de 700 alunos ao palco do Europarque

> Após um interregno forçado devido à pandemia, o “Sarau Poesia, Teatro e Movimento protagonizado pelos alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva regressou em força e com grande sucesso.

O Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva regressou com o “Sarau Poesia, Teatro e Movimento” com grande sucesso. Com interregno desde 2019 devido à pandemia provocada pela Covid-19, o evento regressou e o tema escolhido foi o musical de “O Rei Leão”, que levou ao palco do Europarque 700 alunos do agrupamento, entre os três e os 18 anos. A plateia estava lotada: 1400 familiares fizeram questão de marcar presença e ver a capacidade artística dos pequenos talentos.

“É sempre revigorante ver as crianças, os jovens do nosso agrupamento de escolas, investir desta forma num espetáculo extraordinário. Tivemos em palco sete centenas de crianças, de adolescentes, de jovens. Tivemos música, tivemos dança, tivemos teatro, balé, com muita classe. Estou muito orgulhoso destes nossos alunos, dos professores que os ensaiaram, dos funcionários que também ajudaram. Isto é um trabalho coletivo. Isto tem a ver com muita dedicação. Procuramos que os nossos alunos, para além das aprendizagens formais, para além do currículo, tenham também a possibilidade de trabalhar as artes”, afirmou ao azeméis.net o diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva, António Figueiredo, no final do evento.

Publicidade

Este musical ficará gravado na memória de todo. “Temos aqui crianças com 3 anos, jovens com 18 anos e, portanto, todo este mix em várias cenas, em vários momentos, num musical extraordinário que é o Rei Leão, e que foi perfeito. Acho que estes miúdos não se irão esquecer nos tempos mais próximos”, acrescentou o líder escolar.

Europarque foi pequeno para todos

A dimensão do “Sarau Poesia, Teatro e Movimento” feita por amadores tem impacto de espetáculo profissional. O talento é notório e há uma grande capacidade de atrair espectadores. A logística implica sempre um grande esforço físico e financeiro. António Figueiredo explica que o espetáculo teve de ser concretizado no Europarque, em Santa Maria da Feira, por ser o único equipamento na região capaz de receber com comodidade este evento

“Estiveram na plateia 1400 pessoas, e quanto mais lugares houvesse, mais gente viria. No concelho não temos um equipamento capaz de dar resposta a este evento”, explica o diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva.

O  “Sarau Poesia, Teatro e Movimento” é um evento bienal e regressará em 2026. No próximo ano acontecerá o Sarau Gimníco que regressou no ano passado depois de um interregno também provocado pela pandemia Covid-19. 

Momento de grande impacto 

O musical “O Rei Leão” foi um momento de grande impacto para o agrupamento escolar com sede na freguesia de Cucujães. “É um momento de grande impacto porque para nós. É importante que estes alunos se envolvam nestas atividades e também trazê-las até à comunidade. Isto é fazer com que os pais, e os restantes familiares, possam verificar as aprendizagens, o crescimento que estes jovens vão tendo”, afirma António Figueiredo. 

O líder do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva sublinha o facto de haver uma preocupação, ao longo do ano, de ter momentos marcantes que envolvam a comunidade escolar com a sociedade, “como, por exemplo. o Natal na Rua”.

A escola “é cada vez mais espaço onde se pode aprender arte”

Na plateia estiveram, para além dos pais e familiares, autarcas, como o presidente da Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis, Amaro Simões, os vereadores da Câmara Municipal, Rui Luzes Cabral e Hélder Simões, o presidente da Junta de Freguesia de São Roque, Vítor Andrade.

O vereador com a pasta da Educação, perante o talento demonstrado pelos alunos, evidencia que a escola, para além do plano curricular, é “também um espaço de cultura e de cidadania, e é cada vez mais um espaço onde se pode aprender a arte”

“Foi perfeito. Acho que estes miúdos não se irão esquecer nos tempos mais próximos”

António Figueiredo, diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva

___
Veja a reportagem

+ Ler também: O musical “O Rei Leão” em imagens

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS