No dia 23 de setembro, a Escola livre de Azeméis deu início às comemorações dos seus 100 anos (que se celebram no dia 1 de dezembro), com o descerramento de uma lona com o emblema do centenário colocado ao centro da parede poente do pavilhão. Em ano de centenário, o clube regista uma nova vida. Paulo Martins assumiu a liderança do clube, que estava com notórias dificuldades financeiras, no ano de 2020, e desde essa altura que a Escola Livre de Azeméis tem vindo a crescer em número de sócios, atletas e… instalações.
Para esta época, de 2023/2024, o clube possui oito escalões de hóquei em patins: seniores masculinos, seniores femininos, Sub 15, escolas sub-11, sub-9 e sub-7, Masters +35 e Masters +50. Na patinagem artística existem os escalões de Iniciação, Formação, Competição e Solo Dance.
A evolução nota-se “com o crescimento em número de atletas e, consequentemente, em número de sócios, que já ultrapassam os 600”, destaca a direção em nota enviada aos meios de comunicação social, “isto para além dos adeptos que visitam as instalações desportivas regularmente aos fins de semana”.
Iniciativas: cartão e obras de requalificação
Para esta nova época desportiva de hóquei em patins, a direção do clube apresenta como novidade o lançamento do cartão de época, que irá ”permitir aos sócios condições vantajosas na entrada para os jogos dos escalões sénior”.
Mas o grande destaque em ano de centenário é o avultado investimento da Escola Livre de Azeméis nas suas instalações. As obras já tiveram o seu início e “vai tornar o espaço com condições de excelência para a prática de modalidades de pavilhão, bem como para outro tipo de eventos, afirmando-se como mais um espaço em Oliveira de Azeméis útil para a realização de eventos, quer como espaço principal, quer como espaço complementar, o que se traduz numa mais-valia e bem-estar para toda a população do concelho e concelhos limítrofes”.